
Embora os dados oficiais ainda não tenham sido disponibilizados, a forte adesão da população ao projecto Limpar Portugal, às Iniciativas Oceânicas e ao Fim de Semana Ambiental no Seixo terá permitido retirar das praias e das florestas do concelho perto de mil toneladas de lixo e entulho.
Passavam alguns minutos das nove horas de sábado, dia 20, quando os grupos, distribuídos por todo o concelho e munidos de luvas, sacos e t-shirts alusivas começaram a apanhar os primeiros resíduos. A operação, que foi acompanhada por veículos e meios da autarquia, de empresas locais e privados, só terminou perto do final da tarde.
No total participaram nas actividades quase meia centena de pessoas que, apesar do tempo instável, demonstraram união em torno das questões ambientais e uma forte capacidade de mobilização pela causa. “Estamos cá porque queremos proteger o ambiente. A floresta é espaço público, que é de todos – temos todos obrigação” afirmou um elemento de um grupo.
Entretanto, nos dias 19 e 21, foram realizadas palestras e ateliês temáticos no Seixo, numa iniciativa da Junta de Freguesia do Seixo e do Agrupamento de Escuteiros do Seixo, que também fizeram a distribuição de sacos ecopontos.
Mais do que simples operações de limpeza e sensibilização, as iniciativas serviram o propósito de fomentar a protecção e o gosto pelo espaço público, e surtiram efeitos muito positivos ao nível do asseio do nosso património natural. Estamos todos de parabéns pelos resultados obtidos. E vivemos agora num concelho mais limpo e amigo do ambiente.