terça-feira, maio 06, 2008

193 Bandeiras azuis... 2 são para Mira



Bandeira Azul atribuída este ano a 193 praias e 16 marinas



A Associação Bandeira Azul da Europa distinguiu este ano com o símbolo de qualidade 193 praias e 16 marinas, anunciou a própria associação esta manhã em conferência de imprensa.


A Bandeira Azul existe desde 1987 e é atribuida anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.


Mira, graças ao esforço de todos, foi mais uma vez contemplada com 2 galardões, um para a Praia de Mira outro para a Praia do Poço da Cruz.

Desde 1987 que a Autarquia de Mira candidata a Praia de Mira ao importante galardão da Bandeira Azul da Europa, (BA) conseguindo ser a única praia balnear marítima em Portugal que, desde sempre, tem alcançado essa mais valia.
Ao longo destes 20 anos na Praia de Mira e também na Praia do Poço da Cruz, a Autarquia de Mira, em um conjunto com diversos entidades públicas e particulares responsáveis e utilizadoras do domínio marítimo, têm levado estas praias balneares a um continuado conjunto de qualificações.
Desses benefícios destacam-se:
• Melhoria da segurança aos banhistas em parceria com a capitania, Instituto Socorros Náufragos e Associação de Nadadores Salvadores da Praia de Mira;
• Cobertura total da rede de saneamento básico e de abastecimento de água na povoação da Praia de Mira;
• Construção de novos equipamentos e de apoios de praia de qualidade, respeitando o Plano de Ordenamento da Orla Costeira, incluindo posto de socorros, casas de banho, duches e serviço de bar e/ou restauração;
• Construção remodelação de estruturas de apoio a actividades de lazer e educação ambiental (pista, apoio de pista, museu etnográfico/posto de turismo, zonas de lazer e recreio e centro ambiental Manoel Alberto Rei);
• Incremento de acções de educação ambiental, essencialmente com a comunidade escolar e banistas (exemplo: “Deixa Apenas a Pegada – os banhistas educar para a praia cuidar”, a integrar no próximo ano no programa Coastwatch)
• Monitorização quinzenal da qualidade da água do mar e, três vezes este ano, a qualidade das areias da praia;
• Limpeza sistemática do areal, quer por maquinaria, quer manual;
• Instalação de papeleiras e ecopontos no areal, com remoção frequente dos resíduos (banais e valorizáveis);
• Criação de passadiços para transpor zonas sensíveis e paliçadas para formação e sustentação das dunas;
• Sinalética de sensibilização ambiental e de informação aos banhistas e turistas, sobre a BA e suas acções;
• Estacionamentos, rampas de acesso aos balneários e praia, e tiralós para pessoas com mobilidade reduzida– incluídos no galardão “Praia Acessível, Praia Segura”.

Muito trabalho foi feito para melhorar a segurança e qualidade das praias em Mira em benefício dos utilizadores, e certamente muito haverá ainda a fazer. A Campanha da Bandeira Azul da Europa, de forma implícita, também tem contribuído para tal facto. No entanto, estamos seguros que este é, e será, trabalho continuado e concertado, tal como é a sensibilização e educação ambiental direccionada para banhistas, comunidade escolar, turistas e população em geral.
"Tudo faremos para continuar a beneficiar a qualidade das praias marítimas no concelho de Mira, também na esperança de ver recuperada a qualidade da água de nossos rios e lagoas, antigas praias fluviais."

Fonte: Publico, ABAE

1 comentário:

seixomirense disse...

Parabéns à Praia do Seixo que parece que finalmente tem sido posta no mapa. Nos últimos tempos Mira e a junta da Praia de Mira têm apostado na Praia da Barra ou Poço da Cruz! E tinha que ser assim sob pena de ser ultrapassada por pela praia do Areão que tem evoluído bastante.