quinta-feira, novembro 13, 2008

ACR Seixo comemora 28 anos



ACR Seixo comemora 28 anos

No sábado dia 15 de Novembro, pelas 21h00, a Associação Cultural e Recreativa do Seixo celebra o seu 28º aniversário com um Concerto a realizar no salão Paroquial com a actuação do Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, com o apoio da C M Mira, Junta Freguesia do Seixo e Inatel.
O Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra (GISC) é uma formação orquestral composta por cerca de 60 jovens estudantes de música, alguns deles já professores. Fundado em 1982, para além de já ter actuado nas principais cidades e vilas de Portugal, apresentou-se em Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Itália, Polónia, Hungria e Rússia. Nos últimos anos de actividade têm-lhe sido endereçados convites para participar em eventos de relevo, designadamente, na Áustria, Alemanha, Irlanda, Escócia, Suécia, Brasil, Venezuela e Africa do Sul. Actualmente, com o Dr. Adelino Martins como Maestro, a orquestra adquiriu uma certa versatilidade que lhe permite apresentar programas dos reportórios sinfónico e coral sinfónico, ligeiro e de carácter solene ou festivo. Espera-se pois um excelente espectáculo musical.
No decorrer do espectáculo irá ser prestada aos dez sócios Fundadores, e neles a todos os Associados, uma muito simples mas simbólica e merecida Homenagem. Devemos-lhes um reconhecimento pela iniciativa que tiveram em criar a associação e por serem “pais” desta numerosa família cultural e desportiva em que se veio a tornar a ACRSM que, na prática, abraçou todo o Seixo. 2008 Foi mais um ano pleno de actividades marcantes. A Direcção organizou o 2º passeio cicloturistico, co-editou com a Junta de Freguesia e organizou o lançamento do livro de poesia “Na Valsa da Madrugada”, apresentou e viu aprovada (com o apoio da Câmara) uma candidatura ao Instituto do Desporto para beneficiação dos balneários do futebol, participou, com direito a lugar no pódio (3º) no Inter associações Concelhio, lançou e distribuiu 3 Carolices e 12 Newsletters, manteve actualizado e animado o site que foi visitado 8200 vezes, envolveu 20 adolescentes e jovens nas actividades de tempos livres de Verão, celebrou a ordenação episcopal de D. João Lavrador….esteve activa.
Foram 28 anos de um percurso, com alguns momentos de desânimo e de dificuldades, mas com muitos êxitos, muitas alegrias, muito envolvimento. A cultura, o desporto, a identidade das gentes, nas vertentes de competição, de formação ou de lazer no Seixo, têm a marca da Associação. Por tudo isto e para todos aqueles que nestes tempos foram timoneiros no Teatro, no Rancho ou no Futebol, muitos parabéns.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom texto.Não fala nada sobre a Câmara e o seu apoio para a organização do concerto?. Será esquecimento do administrador? No site da Câmara lê-se outra coisa:
"No âmbito da comemoração do 28º aniversário da Associação Cultural e Recreativa do Seixo, terá lugar no dia 15 de Novembro pelas 21horas no Salão Paroquial do Seixo, uma homenagem aos sócios fundadores seguida da actuação do Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra (GISC). O concerto, organizado pela Câmara Municipale ACR do Seixo em parceria com o Inatel, está aberto à participação de todos e tem entrada gratuita"
MIRÓ DE MIRA

Anónimo disse...

Parabens e continuem o bom trabalho

Nestes pequenos meios, muitas vezes abandonados culturalmente quer por entidades públicas quer privadas com alguma responsabilidade, ainda que meramente social na area, é bom ver o que por aqui e ali se vai fazendo.
O saber de facto não ocupa lugar...

seixomirense disse...

No texto fala-se da câmara, mais do que uma vez, para que se vai enaltecer algo que uma entidade tem que fazer por obrigação? Obviamente que cãmara tinha que apoiaro evento! Quem são os 10 sócio fundadores? Parabéns à ACR Seixo.