segunda-feira, março 23, 2009

RobotEMIR na 3ª RobotPARTY




Equipa de Robótica de Mira participou na 3ª RoboParty

A equipa RobotEmir, constituída por 3 alunos do Clube de Robótica da Escola Secundária de Mira participou, em parceria com a Associação Emir, no evento RoboParty’09 organizado pela Universidade do Minho, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março.
A equipa participou nas provas desportivas e lúdicas e demonstrou as suas capacidades nas provas de robótica constituídas por competições de perseguição, dança, obstáculos, sriatividade e construção.
A participação nas provas de robótica foi muito positiva, tendo a equipa ficado sempre em lugares cimeiros na tabela de pontuação das 120 equipas participantes. A melhor posição alcançada foi a chegada aos 4º de final na prova de perseguição.
Professores e alunos envolvidos no projecto estão muito satisfeitos com a experiência e com a troca de conhecimentos que a participação proporcionou.
O Grupo de Robótica da Universidade do Minho tem vindo a realizar várias palestras em escolas sobre o tema robótica bem como algumas demonstrações com robôs "in loco", por forma a fomentar o gosto dos jovens por esta área. Os jovens têm demonstrado através destas competições não apenas interesse em participar como também conhecimentos de qualidade, através dos robôs que têm construido.
A RoboParty® consiste num evento pedagógico que reune equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites (trás o teu saco cama), para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas. Inicialmente, é dada uma curta formação (para aprender a dar os primeiros passos em Electrónica, programação de robôs, e construção mecânica), depois é entregue um KIT robótico desenvolvido pela empresa SAR - Soluções de Automação e Robótica e pela Universidade do Minho, para ser montado pelos participantes (Mecânica, electrónica, e programação) e que no final do evento pertence à equipa. Todas as equipas têm acompanhamento para de pessoas com conhecimento para ajudar na construção e programação do teu robô.Decorrem em paralelo outras actividades lúdicas como desporto, música, internet, jogos, festas, etc. Cada participante traz o seu saco cama e fica lá durante todo o evento.A RoboParty® é idêntica a uma LANParty e também funciona 24h/24h mas tem um objectivo pedagógico e educacional. São ainda dadas a conhecer as regras das competições nacionais e internacionais de robótica mais importantes, para poderes participar.

sexta-feira, março 06, 2009

POLIS Ria com grande investimento para Mira


No passado dia 21 de Fevereiro foi assinado o protocolo referente ao Programa Polis da Ria de Aveiro pelo Primeiro-ministro, Eng.º José Sócrates, contando com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Eng. Nunes Correia, pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mira, Dr. João Reigota.


A cerimónia de assinatura teve lugar em Ovar e representa o início deste importante Programa que irá investir cerca de 96 milhões de euros numa extensão de cerca de 60km de orla costeira e 128 km de frente lagunar. O concelho de Mira irá beneficiar de cerca de 4 milhões de euros de investimento de forma directa, para um investimento total de cerca de 5.500.000€, e que irá assentar numa efectiva valorização e requalificação dos recursos hídricos, ambientais e socioeconómicos do concelho de Mira, sendo cerca de 1.000.000 € co-financiados pelo município.

As acções previstas pelo programa serão realizadas entre 2009 e 2013 estando previstas para Mira, empreitadas de limpeza e valorização na Lagoa e Barrinha de Mira através da implementação de comportas na Vala Real para controlo dos caudais, recuperação dos moinhos de água e posterior adaptação destes a estruturas de apoio (para turismo e restauração, por exemplo). Além disso será executado um cais de acostagem de pequenas embarcações de recreio e reordenados os espaços adjacentes através da beneficiação paisagística e implementação de zonas de lazer. No Lago do Mar, a acção centrar-se-á na requalificação e estabilização das margens com recurso a calhau rolado e criação de equipamentos de apoio adequados.

Em ambos os casos, está prevista a limpeza de margens e da vegetação infestante e valorização das espécies nativas. Além das referidas zonas, estão também planeadas, acções de protecção e recuperação do sistema dunar, de valorização das actividades económicas ligadas ao sector das pescas, de qualificação do espaço balnear através da criação de estruturas de apoio ao uso turístico e de promoção de mobilidade e ordenamento de circulação através de beneficiação das pistas cicláveis.

A participação do Município de Mira neste programa que José Sócrates apelidou como um `exemplo para o país´, possibilitará a requalificação de estruturas e recursos essenciais à afirmação das potencialidades locais e dá continuidade à estratégia que tem vindo a ser implementada pelo executivo.

Segundo a autarquia mirense, este é indubitavelmente um programa chave para a valorização ambiental do património paisagístico único que o concelho de Mira possui e desta forma irá contribuir para a valorização turística da Praia e para uma melhoria acentuada da qualidade de vida de todos os que desfrutam de tão importantes belezas.