quarta-feira, julho 22, 2009

CORRUPÇÃO


CORRUPÇÃO


A palavra corrupção deriva do latim corruptus que, numa primeira acepção, significa quebrado em pedaços e numa segunda acepção, apodrecido, pútrido. Por conseguinte, o verbo corromper significa tornar pútrido, podre.

Em todas as sociedades humanas existem pessoas que agem segundo as leis e normas reconhecidas como legais do ponto de vista constitucional. No entanto, também existem pessoas que não reconhecem e desrespeitam essas leis e normas para obter benefício pessoal. Essas pessoas são conhecidas sob o nome comum de criminosos. No crime de corrupção política, os criminosos – ao invés de assassinatos, roubos e furtos - utilizam posições de poder estabelecidas no jogo político normal da sociedade para realizar atos ilegais contra a sociedade como um todo.

O Indicador de Percepção de Corrupção é um ranking anual que aponta os países percebidos como os menos corruptos e os mais corruptos do mundo. Para construí-lo, a organização TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL (que é uma organização não governamental fundada na Alemanha que tem como missão criar mudanças de comportamento que levem a um mundo livre de corrupção) faz uma mate-análise (isto é, uma “pesquisa de pesquisas” feitas por especialistas) de 16 pesquisas originais de dez institutos independentes e atribui notas de 0 a 10 aos países analisados.. Dessa meta-análise resulta a medida anual da incidência de corrupção em 159 países do Planeta. Cerca de 50 países do planeta ainda não são analisados devido à falta de pesquisas originais adequadas.

Os analistas procuram saber como as diferentes formas de corrupção, por exemplo, o pagamento de subornos, o tráfico de influências em obras públicas através de concessão de contratos públicos a amigos e parentes, corrupção no sistema Judiciário e mau uso de cargos públicos, são percebidos pela população e por estrangeiros em contacto com a administração desses países. Isto é, o índice mede a percepção da corrupção e não a actividade corrupção propriamente dita, mas a Transparência Internacional acredita que o ranking retrate de uma maneira precisa o problema da corrupção no mundo.

Em 2004 os 12 países percebidos como os menos corruptos no planeta foram: Finlândia, Noruega, Austrália, Canadá, Islândia, Holanda, Nova Zelândia, Singapura, Suécia, Suíça, Dinamarca e Luxemburgo. E os 12 mais corruptos são: Azerbaijão, Bangladesh, Bolívia, Camarões, Indonésia, Quênia, Nigéria, Paquistão, Rússia, Tanzânia, Uganda e Ucrânia.

Em 2005, no ranking da TI, a Islândia tomou o lugar da Finlândia como o país percebido como o menos corrupto. Neste ano, os 15 primeiros colocados em percepção da corrupção e suas notas respectivas foram:

1) Islândia (9,7), 2) Finlândia (9,6), Nova Zelândia (9,6), 4) Dinamarca (9,5), 5) Singapura (9,4), 6) Suécia(9,2), 7) Suíça (9,1) 8) Noruega ( 8,9) 9) Austrália (8,8) 10) Áustria (8,7) 11) Holanda (8,6) e Reino Unido (8,6) 13) Luxemburgo (8,5) 14) Canadá (8,4) 15) Hong Kong (8,5)

Portugal ficou em 26a posição com 6,5 pontos no ranking de corrupção de 2005.

3 comentários:

Advogado disse...

Élá... uma posta dessas merece o meu comentário!!!
Fico admirado pela posição de Portugal... pensava que estávamos pior.

Gostava contudo de conhecer uma análise destas mas sobre a corrupção nas pequenas localidades. A ver pelo que se passou em Gondomar com aqueles terrenos da quinta não-sei-das-quantas deve ser interessante.
Será que neste Jardim à Beira mar plantado não temos disso? Acho que não. Mas a ver pelas conversas de café, que é onde em Mira se faz a politica (depois admiram-se de como isto anda) há cada vez mais interessados aos lugares de domínio no concelho.
Não por que queiram fazer mais pela sua terrinha ou pretendam desenvolver o Concelho e etc e tal, não nada disso. O que procuram é o belo do poleirito.
A populaça essa ficará na mesma, como a lesma, um bicho sem casota que come os restos dos outros!!! E é o que temos

Cambada abram a pestana, eles vêm aí mas não é para servir o povo, é para se servirem...não minto... é para se banquetearem às nossas custas, olhem bem pra eles e vejam lá se estou a mentir... o desenho do texto é espatacular dis logo tudo

Carlos Monteiro disse...

A classe política e os aparelhos partidários tem revelado, ao longo dos anos, um fraco empenho em combater a sério a corrupção. Até se percebe porquê, se pensarmos em como são financiados os partidos, um problema sempre por resolver na democracia portuguesa. Isto permite ao cidadão comum pensar mal dos políticos.
A minha dúvida é se os políticos, os governos, as autoridades, as reflexões dos brilhantes comentadores, e as elites ajudam a resolver ou complicam a resolução. E até agora tem sido ao contrário, na minha modesta opinião.

Nas autarquias portuguesas, há anos que se verifica a completa falência do bom senso, não é possível existirem as alterações de PDMs, desafectação de reserva agrícola e ecológica, atropelos à Rede Natura 2000 — sem existir corrupção em larga escala. Dizer que os mamarrachos que se construíram e continuam a construir por todo o país, é no interesse das populações e do “progresso” não esconde a realidade. A corrupção leva aos resultados. Os resultados são a prova da corrupção.

Por outro lado, e repetindo o que toda a gente sabe, é prioritário tirar a justiça portuguesa da lentidão e da ineficácia em que se atolou. Uma justiça assim não ajuda a combater a corrupção. Sendo que já começaram a surgir dúvidas sobre a lisura política de magistrados que investigam casos de corrupção, sobretudo quanto a timings e a fugas de informação.

Manuel Tiago disse...

CURRUPÇÂO ahahhahahaha

possa pá também há disso em Mira?

Vejam só este "promenor" que de menor na tem nada:
Mercedes novos em Mira! Vejam quem os tem, e não falo daqueles de gama baixa que vêem da Alemanha, falo daqueles de mais de 12.000 euros. Vejam quem são os seus donos
Empresas que abrem e fecham e coiso e tal... vejam de quem são.
Grandes grupos económicos e empresários que sempre andaram juntos com os políticos, sendo alguns empresários e políticos ao mesmo tempo... vejam quem são.

Despois pensem...e pensem bem.
Então isto tá mal, ah pois está mas
e só para alguns.

AMIGOS isto em Mira só aperta o cinto quem o tem, a maior parte da malta não tem o que apertar. E vêem todos os anos estes empresários ao lado dos políticos pedir votos!

TENHAM É VERGONHA NA CARA