quarta-feira, janeiro 12, 2011

Valas limpas ...

Teresa Fidélis, presidente da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH Centro), esteve em Mira para assinar os contratos de reabilitação das valas afluentes ao canal de Mira e requalificação da marginal norte da praia, esta já na 2ª fase.

Esta tarefa vai consistir no melhoramento do escoamento, poda selectiva de árvores e remoção de materiais das valas de Cana, Lavadeiras, Moinhos e Regente Rei. Ou seja as que directamente introduzem agua no canal de Mira.

Além das operações de limpeza, na vala dos moinhos da Videira, será ainda realizada a reparação do açude, bem como a construção de um muro de betão com cerca de 200 metros na margem esquerda da vala das Lavadeiras na Praia de Mira. Esta empreitada vai custar perto de 178 mil euros, foi consignado à empresa Licínio Leite. (isto no que diz respeito a limpeza das valas).

A limpeza e manutenção dos cursos é uma situação que toca directamente as populações das localidades com elas confinantes, sentindo se muitas vezes abandonadas pelas autoridades competentes no que a manutenção e limpeza diz respeito. Nos lugares de Lagoa, Casal de S.Tome, Ermida e Corujeira a sul do Concelho e de Portomar e Presa a nascente, o estado em que se encontram as valas faz pensar as populações. Para alem de frequentemente serem utilizados estes cursos de agua como meio de descarga de lixos, o estado de colapso em que se encontram as margens obriga certamente a que os responsáveis pela ARH equacionem também uma intervenção a montante da lagoa de Mira até ao limite do concelho na povoação de Cavadas e o mesmo se diz para as restantes localidades onde passam cursos de agua.
Segundo apuramos a limpeza da lagoa da Barrinha é uma das proximas situaçoes a resolver ,tal o estado em que se encontra, as populaçoes afirmam mesmo que o lodo tem mais de 1,5m, e as algas são demais que evidentes o que provoca problemas de navegabilidade, tendo mesmo o Clube Náutico local serios problemas, cancelamento de treinos e actividades, no que a realização de provas desportivas diz respeito.

Não basta uma carta de intenções, é necessario que os responsáveis tomem conhecimento das situações e intervenham de forma coerente e eficaz.

info em: http://www.arhcentro.pt/website/ARH_do_Centro/Instituto/Notas_de_Imprensa/Interven%C3%A7%C3%B5es_no_concelho_de_Mira.aspx

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com a limpeza das valas mas de certeza que era bem melhor limpar tudo desde Cantanhede ate a Barra de Mira.
porque e que só vão limpar na Praia?

Anónimo disse...

Boa senhores boa!
So falta limparem o resto da m**da que teimam em deixar nas matas

Anónimo disse...

Tenho uma pessoa amiga que precisou vir a Cantanhede e, ao chegar aos Leitões, verificou que as rotundas não têm a mesma beleza das de Cantanhede; Na altura perguntou-me se dos Leitões para o lado de Cantanhede era outro Concelho. Palavras para quê? Quando não temos um pilhão, um ecoponto para lâmpadas economizadoras, não temos onde colocar os residuos florestais... Alguém em Mira, a nivel oficial, já se preocupou com o ambiente?