sexta-feira, junho 27, 2008

Mira nº 1 a RECICLAR



RECICLAGEM, Mira é número 1


Foi com imensa satisfação que na passada semana li e reli o "ERSUCAO", o jornal de noticias do ambiente da ERSUC. Nessa mesma publicação foram divulgados os dados relativos à reciclagem na região centro do país, e MIRA lá constava no primeiro lugar entre os concelhos com maior propensão para reciclar.

Certamente que muitos rapidamente procurarão ocultar ou despresar este facto, mas a satisfação do dever ninguem nos tira, sobretudo àqueles mirenses cujos habitos de separação de residuos já se encontram bem implantados.

Aqui transcrevo a noticia que relata esse bem merecido reconhecimento.


"Concelho de Mira é número um, tendo-se destacado à frente de concelhos como Coimbra, Aveiro, Cantanhede ou Figueira da Foz. Mira foi onde mais se separou para reciclar, segundo os dados da Empresa de Resíduos Sólidos do Centro S.A. (ERSUC).
Esta informação, relativa a propensão para a reciclagem diz respeito ao ano de 2007, onde Mira mais se distinguiu relativamente aos municípios vizinhos, bem como às capitais de distrito mais próximas.


Apesar de menos populoso que muitos dos concelhos visados neste relatório, e seguindo o valor da capitação de resíduos, o Concelho de Mira apresentou resultados acima da média em todos os sectores de recolha.Mas foi no respeitante à recolha de vidro e de embalagens de plástico e metal que Mira se isolou dos demais concelhos, tendo nestes campos ultrapassado todos os demais.
No que se refere ao dados relativos à recolha de papel, Coimbra e Aveiro assumem a liderança, não só por serem capitais de distrito com todas as concentrações de serviços ai inseridas, mas também por acolherem em si duas das maiores Universidades do pais. Mas mesmo neste campo da recolha de papel Mira teve uma palavra a dizer, pois foi 4º concelho da região em capitação das embalagens de papel e cartão.
A análise da capitação de resíduos em Mira surge como um reflexo do que melhor se tem feito pelo bem-estar ambiental do concelho. Demonstrando que os hábitos de separação de lixo estão já bem enraizados, e que a dimensão de um concelho não é obrigatoriamente sinal de melhores índices de recolha, Mira apesar de um concelho periférico e de pequena dimensão, é número um em termos de reciclagem.

Parabéns a todos os Mirenses! Juntos contribuiremos, certamente, para um ambiente melhor."

7 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem
O esforço das escolas, do municipio, das associaçoes ambientais como a Aamarg, entre alguns empresarios que desde cedo apoiam estas iniciativas é reconhecido em noticias como esta.

Parabens a Mira e aos Mirenses

Anónimo disse...

Boa
Até que nem somos maus como nos querem pintar.

MIRA É GIRA... e agora mais limpinha

Anónimo disse...

Parabens aos Mirenses
Este reconhecimento é para eles!

Quanto ao resto é demagogia de trazer por casa. As associações ambientais vão fazendo alguma coisa mas podiam fazer muito mais, só tinham que se deixar de tretas é claro.

Ah pois é bébé

Anónimo disse...

Afinal os ambientalistas muitas vezes tem razão e a sua persistência é necessária na defesa de CAUSAS. Bem hajam, mas muito mais se poderia fazer. Compete à Câmara e Ersuc formar as pessoas na separação do lixo e sua distribuição pelos ecopontos. Por vezes, aqui e ali, o espectáculo é "horrivel". Vejam os contentores antes de serem recolhidos. Até animais mortos já vi .....TRISTE ....
FORÇA MIRENSES

Carlos Monteiro disse...

Estou plenamente de acordo que as associações ambientais, tem grande peso nas questões de educação ambiental. Mas hoje quero evidenciar o trabalho que se vai fazendo, nesta área, nas escolas. Por exemplo numa aula de matemática questionou-se os alunos sobre a ligação entre a matemática e o lixo. As relações que encontraram baseavam-se essencialmente em formas geométricas de objectos relacionados com o tema.

Professor: (...) Então, na vossa opinião, existe matemática “no” lixo?

Aluna: Claro que sim! Nas medidas, nas quantidades e percentagens de lixo produzidas e o espaço ocupado, nas formas que os caixotes devem ter para determinado lixo e na reciclagem...”

Para aprofundar a análise do processo da recolha de lixo, foi distribuída, aos alunos, uma proposta na qual, com base na planta de uma cidade fictícia, teriam de analisar e discutir qual o melhor percurso para os camiões de recolha de lixo, verificar a insuficiência/suficiência do número de caixotes de lixo/ecopontos distribuídos pela cidade e formular hipóteses sobre a possível existência de uma relação entre o número de caixotes de lixo/ecopontos disponíveis e o número de pessoas que se servem deles.
Embora não seja muito vulgar, mas situações como esta, começam-se a verificar em algumas escolas do país.

Parabéns a todos! Juntos vamos contribuir, certamente, para um ambiente melhor.

Anónimo disse...

Uma noticia explêndida sem dúvida. Só é pena que muitos de nós tenhamos que nos dslocar por vezes quilómetros podermos colocar o lixo nos ecopontos.
No meu caso que sou residente na Av Cidade de Coimbra, na Praia de Mira, perto da nova rotunda, tenho que me deslocar com o porta malas cheio até às escolas primárias, pelo menos. Não é bom para a emissão de gases mas carregar tudo à mão não é fácil.
É pena que não existam mais ecopontos espalhados pelas localidades do concelho, mas reitero que é de facto uma notícia que nos deve deixar a todos, mirenses, satisfeitíssimos.

Maria do Mar

seixomirense disse...

Parabéns a Mira e aos seus habitantes. Eu como não faço muito lixo em Mira, não contribuí para a causa da reciclagem que faço em Coimbra. Mas fiquei muito contente e surpreso por ver isto nos jornais.