quarta-feira, março 23, 2011

Entrudo em português - Caretos, Pai Velho e o Diabo à solta...

Entrudo em português - Caretos, Pai Velho e o Diabo à solta...

Assim se vive o Entrudo tradicional em Portugal. Prepara-se a Quaresma, dá-se as boas-vindas à Primavera, parte-se à conquista dos corações das raparigas. Brincadeiras intemporais que, por estes dias, reavivam a chama de um Entrudo que permanece imune aos plásticos dos martelinhos, aos corsos apoteóticos e aos calores tropicais.

Os caretos de Lagoa de Mira:
No tempo fica perdida a origem dos caretos da Lagoa de Mira. João Luís Pinho, responsável pelo grupo de caretos da vila do distrito de Coimbra, adianta que «as pessoas mais velhas, algumas com 90 anos de idade, lembram-se da presença dos caretos desde a infância e de históricas contadas pelos avós sobre estas figuras carnavalescas». É possível, no entanto, situar a sua existência há centenas de anos, porque existem registos fotográficos dos caretos de Lagoa de Mira com mais de cem anos. O mesmo responsável destaca pormenores curiosos desta tradição que no concelho de Mira está presente apenas na vila de Lagoa de Mira. «No concelho apenas na Lagoa há caretos. Esta é uma das curiosidades que temos vindo a estudar, mas ainda não há conclusões. Depois há as semelhanças com os caretos do noroeste do país, assim como também aqui parece haver uma ligação a rituais pagãos relacionados com a iniciação dos rapazes na idade adulta». Actualmente, são entre 20 e 30 os caretos da Lagoa de Mira que, apenas pelo Entrudo, saem à rua. De forma endiabrada, demoníaca vão-se metendo com as raparigas a quem o ritual dos caretos está interdito. Depois de as assustarem e agarrarem, os caretos tentam dar alguns mimos às meninas, «as que deixam, claro», brinca João Luís Pinho. O traje dos caretos da Lagoa de Mira distingue-se pelas cores garridas, com predominância do vermelho, e pelas máscaras, de onde sobressaem uns enormes chifres. A saia do careto é vermelha, «numa alusão ao pecado», a camisa branca, «símbolo de pureza», explica João Luís Pinho. Estes seres demoníacos fazem-se ainda acompanhar por chocalhos e campainhas que agitam endiabrados, aumentado o efeito diabólico que querem transmitir.

Ana Clara e Sara Pelicano | sexta-feira, 4 de Março de 2011
(texto na integra em: http://www.cafeportugal.net/pages/dossier_artigo.aspx?id=1666

4 comentários:

Anónimo disse...

Assim é que é amigo Luís Pinho
Sempre a promover a tua terra!!!

Abraço zua

Paulo Castro disse...

Um património sem preço que parece só alguns saberem...
Brevemente a mudança virá. Uns rapidamente se apresentarão como os que sempre gostaram dos Caretos, outros isto outros aquilo, parabéns aos que nos últimos anos trouxeram outras vez os Caretos ate nós.

João Manuel de Jesus Milheiro disse...

Parabéns aos Caretos e a quem, com imensa sensibilidade/vontade, os promove e não os deixa(ou) esquecer.

É património. É nosso. E é de Mira.

Afinal de contas....

"Continuamos a pensar que um povo que não cuida da sua memória, não merece a herança cultural legada e dificilmente é capaz de projectar com vigor o seu provir"

Não fui eu que disse (foi o presidente absoluto do Concelho), mas concordo em absoluto.

Parabéns aos Caretos e bem hajam por nos ensinarem a olhar para "trás". Deste modo, o presente será visto, certamente, com outros olhos. Com olhos de VER para a frente.

Melhores cumprimentos.

João Manuel de Jesus Milheiro

Anónimo disse...

Então "mirices" estão adormecidos ? - Vão aparecer pelo S.Tomé ? - Acho estranho. Nem pelas marchas apareceram. Então não há nada para dizer ? - já nem a Casa Branca tem notícias... ao menos do pouco que tem feito...vá lá caramba, despertem e digam algo de novo...Será que nem o Chiquinho, merece umas linhas, agora que saiu do Governo Cívil e anda dedicado ao S.Tomé ?.....