sexta-feira, julho 13, 2007

Ministro Economia quer mais qualidade para o Algarve... nós por Mira também!!!



O ministro da Economia quer ver duplicado o número de unidades hoteleiras de elevada qualidade, no Algarve, até 2012. Já amanhã, Manuel Pinho prepara-se para anunciar, em Faro, a construção de oito novas unidades, das quais sete são de cinco estrelas. O governante não quis adiantar pormenores sobre os empreendimentos, dizendo apenas que "não estão concentrados num local só, mas dispersos, desde Lagos até Castro Marim, passando por uma zona de Loulé". Também amanhã, Pinho vai apresentar várias parcerias no âmbito do plano de formação na área turística. Manuel Pinho assegurou, ainda, que a polémica promoção turística "Allgarve" está a ter bons resultados. "Pelos dados do turismo, esta campanha e outras estão a ter bons resultados", considerou, adiantando que o sector "está a viver o seu momento mais alto de sempre". Apesar disso, o governante acredita "que o turismo ainda tem um grande potencial para explorar". Para isso, acrescentou, "é preciso uma abordagem global, um aumento da capacidade de oferta hoteleira de qualidade, acessibilidades..."

De facto o ministro tem alguma razão, é sabido o quão importante é fenomeno turistico para o equilibrio da balança comercial, ou mais concretamente o quão importante são as receitas que o turismo proporciona quer para o país quer para os particulares, pena é que nem todos pensem assim, nem mesmo aqueles que tem obrigações para assim pensar.

Por Mira continuamos a espera da abertura de uma unidade hoteleira, que segundo o promotor já poderia (deveria) estar aberta há varios anos; Assim como continuamos à espera que alguma alma caridosa ou talvez mais esclarecida veja o estado em as estradas em que circulamos se encontram (basta sair de Mira no sentido de Aveiro e rapidamente constatarão), entre outras coisas que como bons mirenses e sobretudo pacientes vamos esperando, senhores ministros falar é facil, fazer é preciso...

Voltando ao fenómeno Turistico, e apesar deste ano os motivos de regozijo serem redobrados no que diz respeito à bandeira Azul, no restante da envolvente turistica pouco mais a assinalar. Mais umas quantas iniciativas de menor significado, que vão entretendo este e aquele numa procura de fugaz de animação, e mais um ou outro estabelecimento que abre (ou reabre), tal como vampiro que depois de se abastecer da bela presa nada mais contribui para o bem estar local, as dinamicas continuam por surgir, os problemas persistem, e nem mesmo o Parque de Campismo Municipal com obras previstas desde à vários anos escapa a uma generalizada e imensa letargia.

Continuamos, ano após ano, à espera que talvez algum D.Sebastião nos venha resolver questões que ha muito tempo deveriamos ter resolvidos nós mesmos. Continuamos a acreditar que serão os outros a razão de todos os males que afectam esta bela paisagem, quando nós mesmos não mostramos a força e o material que molda os inconformados, e que promove mudança e progresso. Continuamos à espera que algo mude, para melhor claro está.

O Turismo não pode ser visto como algo que se propangandeia à boca cheia num qualquer festival de verboreia eleitoral, basta de lindas afirmações tão cheias de palavras e contudo tão vazias de contéudo, é tempo de fazer mais, de pensar e reflectir para depois agir. Mantemos continuamente um rol de figuras que procurando aqui e ali algum conforto económico vão desbaratando o pouco que nos resta.

Falta nos massa critica, falta nos observar, reflectir, reobservar novamente e depois retirar alguma conclusão sobre o que de facto nos tem vindo a suceder nestas ultimas decadas. O fenómeno turistico em Mira está numa longa e penosa agonia, que não vem de hoje nem nos é exclusiva, a diferença é que alguns tem sabido controlar esta maleita, outros vão, acreditando nos ditames do fado, esperar que melhores dias virão. Entretanto Mira definha, com ela os seus habitantes, vamos ficando mais pobres e um dia talvez quando quizermos olhar para tras e procurar remediar o mal feito, já nada haverá a fazer...


João Luís Pinho/JN

10 comentários:

Carlos Monteiro disse...

Amigo João Luís,

Estou inteiramente de acordo contigo, mas estamos a correr um sério risco de estar lutar contra moinhos de vento.
Também penso que o Sr. Ministro tem razão, mas as regiões ultraperiféricas, necessitam de medidas específicas adaptadas á sua realidade regional, de forma a garantir a sustentabilidade do sector, assim como a defesa dos recursos naturais que sustentam esta actividade.
Ora, a este respeito, entende-se que o desenvolvimento turístico pressupõe planos de acção, que promovam o destino ou os diferentes produtos turísticos no mercado nacional ou internacional e a qualificação turística.
Para isso, (correndo o risco de me estar sempre a repetir), será necessário elaborar um plano estratégico de desenvolvimento turístico, com uma avaliação e actualização em função das nossas realidades e dinâmicas locais. No concelho isso seria importante não só pelo imenso património natural existente, tão mal aproveitado, mas também pela possibilidade de dispersar por todo o concelho equipamentos com fins económicos diversos. Tudo isto aliado à dinamização complementar da promoção turística, pode transformar Mira num destino privilegiado para quem nos visita.
Mas, infelizmente ainda há pessoas que acham preferível continuar a deixar actuar, quem pensa que percebe de turismo, (nomeadamente historiadores e outros académicos que tais) do que as pessoas realmente vocacionadas para tal.
Não sou nenhum expert na matéria, por isso a minha opinião, vale o que vale!
Tenho cada vez mais dúvidas do que certezas na vida. Isto deve ser a idade!..

Um abraço

Anónimo disse...

Desde já os meus parabéns aos dois. O João Luís pelo texto e Carlos pelo comentário.
Não se trata aqui de pessoas, que tem a mania de serem o supra-sumo do conhecimento, ou de alguém ressabiado com sede de vingança.
Trata-se isso sim, da necessidade de reorientar a política municipal com vista à definição de objectivos estratégicos neste domínio.
Portanto, para concluir, turismo pouco profissional sim...porque os próprios Autarcas assim o preferem!

Anónimo disse...

Pra já uma medida imprtante em prol do turismo local:

O fecho da estrada da Praia para mais uma festas (que a julgar pelo cartaz, não estão nada interssadas em promover o turismo.

Anónimo disse...

Mas será que ninguém é capz de impedir uma trocidade dessas?

A Câmara pode fechar a estrada?

Vamos ficar mais uma ano impávidos e serenos?

Anónimo disse...

Monteiro estou contigo
Pinho, desculpa a frontalidade mas foste bem enganado... Que pena tenho eu que não deixem malta nova como tú levar isto pra frente.
Com voçes isto estaria bem melhor, disso tenho a certeza

Anónimo disse...

POR FALAR EM TURISMO... TOMEM LA ESTA PEROLA DO NOSSO PRESIDENTE, QD ENTREVISTADO PLO 1º JANEIRO

TEMA. TURISMO COMO LEMA PRO FUTURO

Sabendo que uma das suas apostas é o turismo, até que ponto este factor tem tido o avanço que estava à espera?
Nunca conseguimos atingir o ideal ou aquilo com que sonhamos. Temos logo que partir com esse realismo, dos altos e baixos, avanços e recuos, próprios da vida e aquilo que nos deve orientar é a nossa firme determinação, tendo a consciência tranquila relativamente aos nossos actos e acções.
De qualquer forma, o turismo, sendo uma aposta da Câmara Municipal e da população, tem tido um forte incremento ao longo dos anos. Se bem que o turismo está ligado a uma componente ambiental muito importante. Sem um ambiente sadio e sem preservação da natureza, não há turismo ou economia que resista. Tentamos ir com calma, preservando o ambiente e realizando acções de intervenção e consciencialização ecológica, para preservar o magnífico património natural que Mira possui.
A par disso, temos criado estruturas para melhorar o património físico, nomeadamente, acessos para a praia e para o litoral, que melhorem, condignamente, o turismo em Mira. No que concerne à praia de Mira, esta é a mais antiga no que diz respeito à bandeira azul, sendo que a temos há 21 anos consecutivos e é uma praia de excelência, limpa, que queremos continuar a melhorar, de ano para ano.
...Mira está a apostar no turismo, no ambiente e, acima de tudo, na qualidade de vida. Agora, estamos empenhados em combater o desemprego, através, entre outras acções, do desenvolvimento económico, da reestruturação e da melhoria das zonas mais degradadas. O desenvolvimento e o progresso são o caminho a trilhar para que Mira se torne, cada vez mais, num local ideal para se visitar e viver.
Nesta medida, também agradecemos ao jornal «O Primeiro de Janeiro» por estar presente em mais uma etapa do nosso desenvolvimento, ajudando-nos a demonstrar o excelente concelho de Mira...



COM ISTO... SEM COMENTARIOS

Anónimo disse...

Pérolas a porcos...

Sem dúvida!

Anónimo disse...

Os meus parabéns a estes dois Socialistas.
O que me espanta (enfim, não me espanta, mas adiante) é que nestas criticas fundamentadas, apresentam quase sempre soluções.
As políticas de mentira, não nos interessam, machucam-nos, diminuem-nos, fazem-nos passar por parvos!!!... Já chega!!!...
Pena é que a ignorância e a vaidade sejam comprovadamente mais fortes do que a sabedoria. A questão não é "intolerância"; é mais falta de paciência.
Para além dos problemas levantados por estes amigos, Quero saber porque é que os contentores de lixos urbanos não são lavados? Porque estão os ecopontos sempre nojentos e cheios de lixo orgânico e distam tanto uns dos outros? Será que acham que a malta deve é meter os lixos no carro e levá-los assim ao ecoponto, de preferência de luvas e fato-de-macaco plastificado?
Escrevo e denuncio este meu desabafo sem um objectivo concreto para além de mera lamentação.

Anónimo disse...

SÓ PODE SER GOZO!!

Que incompetêncai justifica o que se passa na Praia de Mira?

Não sou de lá mas fui la agora dar uma volta e estou estupefacto.

Inacreditável:

-Erva e silvas por todos os lados;

-Tudo sujo

-Parque de campismo com pouquíssima gente para a época

-Obras da lota a decorrer no meio da merenda

-As pobres palmeiras moribundas da avenida regressaram

-Jardins ao abandono

-Obras de um pseudo campo de futebol de 4? no meio da festa

-Um quiosque onde costumam decorrer iniciativas como a mostra gastronómica

-Pistas pedonais completamente ao abandono

E como se já não bastasse isto tudo ainda tive que fazer alguns quilómetros a mais para conseguir lá chegar porque cheguei ao centro da vila e lá estavam os palheirinhos para as "melhores festas de região".

Caros amigos da Praia ISTO SÓ PODE SER GOZO.

Este senhor que nao pertende concorrer para mais nada está com o propósito de acabar com tudo e nós deixamos impávidos e serenos.

Faça-se algo

É uma vergonha para quem visita o nosso Concelho

(soube que ha pessoas a abandonar o parque de campismo municipal por falta de condições)

SÓ PODE SER GOZO PARA QUEM VOUTOU NESTES SENHORES E OS ELEGEU

Anónimo disse...

Engraçado...passei na Praia de Mira e encontrei problemas e um certo desleixo.
Passei no Seixo e encontrei sanitários limpos, parque de merendas asseado, ruas e valetas limpas, rotundas verdejantes, obras colectivas a nascerem.
Onde estará a diferença, se ambas são freguesias do mesmo concelho?