segunda-feira, abril 06, 2009

Água do Porto Sobreiro "perigo para a saude publica"



Água da fonte de Porto Sobreiro é um perigo para a saúde pública.


Não tem valido de nada os alertas das autoridades de saúde de Cantanhede para o facto de a água da centenária fonte de Porto Sobreiro, situada na aldeia com o mesmo nome da freguesia de Cadima, estar «altamente contaminada» com metais pesados, designadamente com valores «altíssimos» de alumínio. Valores detectados pelo menos desde há quatro anos e que se mantêm, o que levou a Junta de Freguesia local a colocar um aviso na fonte de: “Água imprópria para beber”.

A verdade é que praticamente toda a população da aldeia de Porto Sobreiro, Taboeira, Cadima e outras povoações vizinha continuam a abastecer-se e a consumir aquela água, ignorando os perigos que correm, apesar dos avisos.As últimas análises efectuadas à água desta fonte «continuam a detectar valores muito altos de metais pesados, muito superiores ao limite», o que constitui um perigo para a saúde pública.«Quem bebe desta água não corre um perigo imediato, mas os efeitos cumulativos do seu consumo vai originar problemas reais e gravíssimos, nomeadamente ao nível renal», diz ao Diário de Coimbra a delegada de saúde de Cantanhede, Rosa Monteiro.Esta responsável alerta, ainda, que crianças e idosos são quem correm maiores riscos ao beberem esta água «seguramente contaminada com altos teores de alumínio», as primeiras por que ainda não têm o sistema imunitário devidamente formado; os segundo por que o têm [sistema imunitário] mais fragilizado. Riscos que aumentam caso o consumidor desta água «já tenha problemas renais». Nesta caso, diz Rosa Monteiro, os problemas podem surgir «rapidamente» e os consumidores podem sofrer lesões nos rins «irreversíveis».Esta fonte de água da aldeia de Porto Sobreiro é centenária e ao longo de décadas foi uma das maiores fontes de abastecimento não só da freguesia de Cadima mas também de muitas famílias de outros lugares.

A sua água era famosa, cristalina, pura, até que – também ao longo de anos, um terreno não muito distante da fonte, começou a servir de “depósito” de baterias, ferros e uma panóplia de outros metais, o que veio a contaminar a água da fonte. Os primeiros exames químicos que detectaram a presença de alumínio e outros metais na água da fonte datam de (pelo menos) de 2005, e foi nessa altura que, avisada para os perigos, a Junta de Freguesia de Cadima colocou um aviso na fonte a dizer que a água era imprópria para consumo.Água dos Olhos de Fervença «Nessa altura as pessoas tiveram um certo receio e deixaram de vir abastecer-se», conta um morador à nossa reportagem. Porém, diz, «alguém retirou o aviso e, actualmente, praticamente toda a gente voltou a vir aqui todos os dias encher garrafões».

As autoridades sanitárias de Cantanhede continuam a analisar a água da fonte pelo menos uma vez por ano – que confirmam a existência de alumínio - e vão alertando para os perigos de quem a consome, mas (quase) ninguém liga. Daí, Rosa Monteiro voltar a aconselhar as populações daquela aldeia e quem tem o hábito de recolher água daquela fonte «a não o fazer», até por que, acentua, o concelho de Cantanhede tem uma óptima rede de água, oriunda da nascente de Olhos da Fervença (curiosamente também da freguesia de Cadima).Água que, diz agora à nossa reportagem o presidente da administração da empresa municipal Inova, «é analisada de 15 em 15 dias e pode beber-se directamente da torneira».

António Patrocínio Alves diz que, «infelizmente» há muita gente a consumir água «de poços e furos sem qualquer controlo», quando, na verdade, têm em sua casa «uma água excelente, rigorosamente controlada».


in DC

2 comentários:

Carlos Monteiro disse...

O alumínio que tem efeitos benéficos quando usado como coagulante, no tratamento de águas residuais, com o objectivo de remover os sólidos coloidais e os microrganismos, passa a ser indesejável ao consumidor quando existe a sua presença num nível superior a 0,1 mg/L. É preciso que haja uma efectiva gestão dos riscos de todos os processos, para obedecer aos parâmetros da qualidade da água para consumo (saúde pública).
Não é conhecido de uma grande parte da população, o perigo que representa o alumínio em excesso na água. Para além de problemas renais, o alumínio poderá ser causador de Alzheimer, consoante o grau de presença e a quantidade de água ingerida. Mas os técnicos das Câmaras deviam saber isso, se não chegam os avisos e os resultados das análises afixados na fonte e em tempo útil, deveriam então desactiva-la.

Anónimo disse...

Para mim aluminio só na marquise...

Gosto de ler certas noticias como esta. O que não quer dizer que me agradem claro está!
Mas quando ouço certos profetas da desgraça a dizer que em Cantanhede tudo está limpo e bem tratado, e que lá é que é bom, colocando sempre Mira como o exemplo do que se faz mal, espero que tambem leiam isto, pois também teem muito lixo e muita porcaria no concelho vizinho.