segunda-feira, abril 27, 2009

Secundário de Mira vence 1ª sessão das 20ª Edição da Escoliadas


20.ª Edição da escolíadas
Secundária de Miravence primeira sessão.


No arranque da 20.a edição das “Escolíadas 2009” foi a Escola Secundária Dr.aªMaria Cândida, de Mira, a vencedora, “arrancando” do júri 248 pontos, mais seis pontos do que a segunda classificada nesta primeira sessão, a Secundária Homem de Cristo, de Aveiro, e mais 13 pontos que a terceira classificada, a Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, de Ílhavo.


As crises e as loucuras, que fazem muitas vezes nascer sonhos, assim como a fúria de viver, a emancipação feminina e a luta das mulheres pelo direito ao voto foram alguns dos temas retratados pela escola vencedora, que este ano se apresentou a concurso com o tema “Os anos 20”. Jazz e foxtrot ouviram-se na sala da discoteca “O outro mundo”, do Complexo Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, misturados com adereços e figurinos a rigor. Uma combinação que levou o júri a pontuar a escola, na prova de Teatro, com 66 pontos. Nesta mesma categoria, a escola de Aveiro conquistou 54 pontos, ao apresentar uma peça de teatro homenageando ilustres aveirenses, no âmbito das comemorações dos 250 anos da cidade de Aveiro. Para Ílhavo seguiram, no escalão Teatro, 53 pontos, conquistados pela apresentação da peça “A identidade”, «que nem sempre é aceite por quem nos rodeia», como diria Joel, o apresentador desta escola. Nas restantes provas, a escola de Mira obteve a melhor pontuação em Claque, com 62 pontos, seguindo para Aveiro 61 pontos e para Ílhavo 59 pontos. Na prova de Música, o destaque foi para a prestação da escola de Aveiro, que, interpretando a “Canção de embalar”, do ilustre aveirense Zeca Afonso, conquistou o primeiro lugar na categoria, com 71 pontos, seguindo-se a escola de Mira, com 63 pontos, e a de Ílhavo, com 54 pontos, esta apresentando um tema original. Surpresa pela vitóriaCátia Tomásio, aluna do 12.oº ano da Escola Secundária Dr.aºMaria Cândida e apresentadora oficial da escola, não escondia a sua satisfação pela vitória, tanto mais que no ano passado a escola de Mira não passou sequer da sessão de apuramento. «Não esperávamos ganhar. Estamos muito felizes, até porque sabíamos que as nossas concorrentes eram fortes», disse. Este ano, adiantou ainda, os alunos apostaram na qualidade dos figurinos, tentando uma melhor prestação, que não tem sido conseguida nos últimos anos. Cristina Neves, também do 12.o ano e participante na prova de Claque, também não escondeu a sua surpresa pela vitória, admitindo, no entanto, que a preparação este ano foi outra. «Sei que agora tivemos outro cuidado», revelou.Cláudio Pires, da “Escolíadas – Associação Recreativo-Cultural”, que promove anualmente esta competição entre escolas, fez um balanço positivo desta primeira sessão da 20.a edição. «Correu tudo bem, o que em difícil em termos técnicos. Todos os anos fazemos alterações, complicando o trabalho para os técnicos, que têm de garantir que não há falhas». Fez, de resto, um balanço positivo também relativamente aos ensaios e à participação de público nesta primeira sessão, bem mais quando comparado com anos anteriores. «Todos se estão a preparar muito bem para esta 20.aº edição. As escolas estão a procurar fazer melhor», adiantou Cláudio Pires, que, por isso mesmo, tem expectativas elevadas relativamente a esta edição.

3 comentários:

Carlos Monteiro disse...

Parabéns aos alunos e professores da escola Drª Maria Cândida, de Mira e boa sorte para a final, que terá lugar dia 22 de Maio.

Anónimo disse...

Não gosto de ver este blog calado... vá lá falem das festas que vão decorrendo no Jardim do Visconde, dos discursos do "chefe", da campanha para as próximas autárquicas, que se vai fazendo a coberto destes eventos e e tudo o mais que vai acontecendo pela vila... da inauguração "em segredo" da Pescanova... ou não vai haver inauguração ? - Dizem que os peixinhos estão a morrer...vá lá informem o concelho, ou não é este blog um porta voz...da "casa branca" ??

Administrador disse...

Anónimo das 22.56

Se por um acaso lhe doi algo vá ao médico...

Este espaço não é porta voz de quem quer que seja... muito menos da residencia do OBAMA, ou de qualquer outro lider, seja ele da Casa Branca ou de outra qualquer.
Se algo tiver a comunicar via este nosso espaço saiba que estivemos, estamos e estaremos disponiveis para qualquer assunto, desde que tratado de forma honesta e cordial.
Se pelo contrario pretende simplesmente mandar umas postas de pescada, sem qulquer sentido ou fundamento, pelo respeito que todos os que aqui escrevem e ou comentam, faça-o noutro lado.

Administrador