terça-feira, abril 14, 2009

Deputados Municipais do PS de Mira lançam comunicado

Deputados Municipais do PS de Mira lançam comunicado

COMUNICADO DOS DEPUTADOS DO PS DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE MIRA

Uma manobra pura de diversão politica… ao serviço de quê e de quem? Dos Mirenses não foi certamente…


Foi agendada para o dia 23 de Março uma Assembleia Municipal Extraordinária para discutir assuntos urgentes e muito importantes para o concelho... por isso é que se marcam reuniões extraordinárias, porque a importância e a premência dos assuntos assim o exigem. Contudo, na hora de dar inicio á sessão, um deputado do PSD levantou a questão de um eventual problema na entrega da documentação por via digital. Parece que alguns deputados teriam tido problemas no acesso aos documentos e que um (1) não teria mesmo podido aceder. É justo e digno que todos os deputados estejam na posse dos documentos para os poderem analisar e discutir em consciência, ajudando a tomar as melhores decisões em prol do nosso concelho. Face a este cenário os deputados do PSD pediram o adiamento da reunião, com a “ameaça” de abandono da sala deixando assim sem quórum a assembleia para funcionar de pleno direito e dentro da legalidade... E assim, os assuntos que eram urgentes e importantes lá teriam de esperar para “segundas núpcias”.

Perante este cenário, os deputados do PS rejeitam e criticam veementemente, convém tecer algumas considerações em prol da verdade dos factos.




  • 1º - A convocatória para a Assembleia foi remetida pelo meio que a lei determina e que o regulamento interno da Assembleia Municipal de Mira consagra e dentro dos prazos previstos, e o restante material de apoio cumpriu igualmente todos os preceitos definidos pelas regras que a própria assembleia estatuiu. No entanto, e fruto do volume dos documentos em apreço, houve alguma dificuldade de acesso electrónico, por parte de alguns deputados.


  • 2º - O material foi disponibilizado 7 dias antes (no dia 16 de Março) e só no dia 23 de Março (no próprio dia da Assembleia) é que 2 deputados do PSD reportaram os problemas havidos, tendo os serviços da autarquia de pronto tentado solucionar os problemas técnicos. Se a situação tivesse sido colocada aos serviços mais cedo, (e não no próprio dia da assembleia) teria, eventualmente, sido possível resolver os problemas atempadamente!


  • 3º - Contudo, e até por uma medida cautelar para prevenir estas situações, para além do envio, via electrónica, para todos os deputados do material da Assembleia é, ainda, entregue um exemplar em formato papel a cada líder das bancadas, para que todos os deputados possam ter acesso aos documentos por via do seu líder, nomeadamente nas reuniões de preparação que cada partido, de forma responsável, deve fazer para preparar as reuniões.


  • 4º - A tese de que o líder não poderia tirar fotocópias de todos os documentos para os deputados que eventualmente não tiveram acesso aos mesmos, em nosso entender, não colhe pois os assuntos com “mais papel” desta reunião (Plano de Emergência e Plano de Pormenor da Zona Industrial – pólo II) já estiveram em consulta pública, são documentos estratégicos de fundo que já passaram por muitas assembleias e estão disponíveis na página (site) do município para consulta de todos os interessados, sendo que no essencial se resumem a 1 ou 2 páginas.


  • 5º - O mais grave que podemos verificar é que depois de todo este alarido dos 12 (doze) deputados do PSD apenas 6 (sim seis!) tentaram aceder aos documentos, e destes 6 que tentaram aceder 2 (dois) deles faltaram à reunião e 1 (um) só tentou aceder no dia da reunião. Ou seja, verdadeiramente apenas 3 (três) deputados do PSD é que quiseram e se esforçaram por preparar convenientemente a reunião, os restantes “borrifaram-se” e provocaram este “incidente” para desviar as atenções do que é verdadeiramente importante para o futuro do concelho.


  • 6º - Afinal de quem foi a falha mais grave? Quem foi mais displicente? Os deputados do PSD não podem exigir a documentação com tantos dias de antecedência e depois só tentarem aceder a ela “em cima” da reunião. Isto é o que se passava quando eram mandadas resmas de papel para cada deputado e muitos deles só abriam o envelope na hora da reunião... Dizem que se preocupam, que querem informação mas depois nem para os papéis olham!


  • 7º - Mas e afinal o PSD não prepara as reuniões em grupo? Os deputados do PSD não discutem os assuntos e acertam estratégias? Se o fazem, então porque alegam não ter tido acesso aos documentos se havia pelo menos a cópia em papel?


  • 8º - Não podemos compactuar com este tipo de aproveitamento político de eventuais falhas técnicas que sempre podem ocorrer. Não podemos aceitar que os deputados do PSD procurem passar para a opinião pública uma imagem de vontade em colaborar, de empenhamento e de credibilidade e depois na prática, não preparem as reuniões, não discutam os assuntos, não procurem aceder atempadamente aos documentos e usem estratagemas de baixa política (a ameaça de abandonar a sessão é lamentável!) para impedir que assuntos urgentes e estruturantes para o concelho sejam discutidos e aprovados...

Os deputados do PS querem uma Assembleia moderna que dê exemplos positivos e que se empenhe em discutir os assuntos que interessam aos Mirenses. Os deputados do PS estão empenhados em continuar a colaborar com o executivo e com o futuro colectivo e não podem compactuar com estratagemas que visem apenas tentar provocar “manobras de diversão”, que visem atrasar e adiar a discussão de assuntos vitais para o desenvolvimento do concelho e assim, ao serviço da “politiquice”, descredibilizar o trabalho serio e honesto que deve ser desenvolvido por todos os eleitos locais e em particular os membros da Assembleia Municipal.


in Oprincipal, 2009-04-08

16 comentários:

Anónimo disse...

Os deputados foram é espertos.
Assim em vez de ganharem um dia, ganham dois.
Só é burro quem não mama.

Vejam lá se desta vez algum se queixou. Os Esponjas estão a caminho, mas os actuais não ficam atrás

morgado disse...

CAMBADA...

E ainda tem a lata de vir pedir o voto outra vez.

Portugal.SA disse...

Seja como for a situação criada não foi muito bonita.
Esses senhores deviam era pensar melhor antes de abrirem a boca.
Gabam se de proteger o ambiente e de fazer o melhor para Mira mas quando podem só fazem m...
Quanto custa à cambra fazer fotocopias pra essa gente toda?
Quantos podem receber por mail em vez de papel?
Quantas vezes e preciso receberem os documentos quando a maior parte dos que lá estão nunca os lê?

Os mirenses estão fartos de palhaçadas por parte dos seus lideres municipais.
BASTA

Carlos Monteiro disse...

A posição dos deputados do PSD ficou clara que o que mais importa é protelar, adiar, a resolução dos problemas, provocando “incidentes” usando estratagemas de baixa política (ameaçando abandonar a sessão) para impedir que assuntos urgentes e estruturantes para o concelho sejam discutidos e aprovados...É lamentável que tenham imposto a disciplina de voto, quando verificaram que alguns deputados da sua bancada não concordavam com esse tipo de atitudes. Por isso só nos podemos lamentar que alguns deputados do PSD se tenham refugiado neste tipo de argumentos, continuando a fazer “politiquice” com assuntos muito sérios...

Anónimo disse...

Acho graça aos comentários, até parece que os deputados, não tem direito à informação sobre aquilo a que são chamados a votar! faz-me lembrar a antiga Assembleia Nacional, que quando a "ala liberal" pedia a palavra ou se manifestava (com toda a razão) o senhor Santos Costa dizia para o presidente da bancada "isto é subversivo" retire-se-lhes a palavra - os deputados do PS na AMMira, e os escreventes deste artigo, parece que estão a ter a mesma atitude daquele antigo fascista. A democracia é linda e deve ser respeitada, que ninguém mais seja obrigado a votar de cruz... quer queiramos quer não a oposição têm direito à informação, porque só assim pode votar em consciência. Deixemo-nos de lamúrias, chorrilhos, choros de baba a ranho... e figuras de "coitadinhados" é o que este comunicado e posteriores comentários, parecem deixar transparecer...

J. M. Matos disse...

Palmas...
Batam palmas

Como se pudesse haver desculpa para estas tretas dos deputados do PPD. Não sou defensor de nenhum deles sejam PPds ou Ps.
Mas destas vez deviam meter o rabinho entre as pernas pois o que fizeram não bate certo com aquilo que propagandeiam por ai.
É preciso serem mais serios e trabalharem mais isso sim. E neste caso os deputados do PPD estiveram mal . PONTO FINAL

Anónimo disse...

Eu gosto é de iogurtes de morango

seixomirense disse...

Que raio, ainda continuam a falar disso? Não é pelo facto dos deputados do PSD serem fraquinhos que faz com que os do PS sejam bons! Mais elevação precisa-se. O que me preocupa é as senhas a que têm direito, quando vou à casa de banho e gasto papel higiénico, 20% (iva), vai para as vossas senhas! Outra coisa, toda a gente que estuda ou lê documentos, sabe perfeitamente que lê-los a parir do computador é muito mais desconfortável do que lê-los em papel! Deputados do PS, deixem de se armar em virgens ultrajadas, é ridículo.

Amigo da Barrinha disse...

Caro anónimo das 22:36,

O sr é que parece que gosta de viver no antigamente. Comparar esses tempos com os actuais é uma tremenda desonestidade, isso para não lhe chamar outra coisa. As possibilidades do digital mudaram muito nos últimos anos. E mudaram muito também os hábitos de relacionamento com a informação. Hoje há formação por todo o país, para quem não sabe utilizar essas ferramentas, por isso não se admite que os nossos deputados não o saibam fazer.
Normalmente na composição do papel usa-se a madeira. Para obter a matéria-prima (madeira) é preciso sacrificar zonas florestais. Cada árvore absorve até 10kg de CO2 por ano, por outro lado, o fabrico do papel implica muitos gastos de energia e água.
Por isso caro senhor, poupando as toneladas de papel que as Câmaras consomem por ano, poupam-se milhões de árvores e milhões de euros.
Ando eu a ensinar as crianças a colaborar na preservação do meio ambiente, a poupar/aproveitar papel, para depois ter de levar com Cromos destes, que se dizem responsáveis e defensores do ambiente e continuam com gestos destes a destruir o planeta. Ser complacente com este tipo de hipocrisia é … sei lá, pensar com a barriga das pernas ou ter falta de tempo para pensar.

Carlos Monteiro disse...

Diga-se de passagem que a divergência de opiniões nunca fez mal a ninguém. Pelo contrário, o confronto de ideias e pontos de vista diferentes é enriquecedor das soluções consensualizadas, na medida em que incorpora nas decisões diferentes sensibilidades e olhares, condição fundamental para que as soluções se ajustem à diversidade de situações que servem. Agora o que já me parece estranho e nalguns casos absurdo, é que no calor do debate se perca a serenidade, a clarividência e a objectividade do discurso, no reconhecimento do que está bem ou do que está mal, tendo presente o tal interesse das populações que todos afirmam defender. Às vezes fico até com a impressão que, muito mais importante do que ser objectivo e imparcial no julgamento ou apreciação dos factos, o que mais interessa é especular, sustentado na falácia, em torno de assuntos sérios.
Não compreendo, nem valorizo, declarações avulsas provenientes de pessoas que, por razões que desconheço, sem mais nem porquê, decidem aparecer encobertas no anonimato, a falar acerca daquilo que desconhecem. Acho que quem faz afirmações dessas, não tem consciência do que anda a dizer. Mas a história está, infelizmente, cheia de exemplos para que caminhos a demagogia consegue empurrar as democracias.

Anónimo disse...

Os autarcas portugueses são os mais católicos do mundo.
Nunca assinam nada, sem terem um terço na mão

Anónimo disse...

Isso era antigamente, agora é pelo menos metade!!!(...)
Mas com a nova lei dos 60% isso vai acabar!!!

Anónimo disse...

É politica!
Isto conta para o desenvolvimento de Mira? Claro que não.É apenas politica de nervos. Se recordarmos as atitudes de João Reigota, no executivo,das exigências de João Pinho (o da Lagoa), na Assembleia, quando eram oposição no mandato de Mário Maduro, então,apenas mudaram as moscas.
Carla Pereira

Anónimo disse...

Cara Carla Pereira

Talvez seja melhor recordar essas atitudes de que fala...

Quanto ao meu conterrâneo da Lagoa, pena que não esteja na Ass.Municipal pois era um elemento de reconhecido valor por grande parte dos seus colegas da assembleia.
Posso não me lembrar de muitas coisas, mas ainda me lembro de algumas das suas intervenções sempre colocando o interesse do concelho que representava em primeiro lugar... com pena minha não poderei dizer o mesmo de muitos dos que lá estão actualmente.

Carlos Macieira disse...

Ide mas é dar banho ao cão

Anónimo disse...

Eu gosto é de iogurtes de morango...

As moscas são chatas... e gostam de merda. Outros bixos que não moscas também gostam. As pêras e as maçãs por vezes não velem uma merda, serão espanholas?