quinta-feira, outubro 29, 2009

Demolições na praia


"Não acata expropriação
nem aceita indemnizações"

País - Demolições começaram na praia de Mira - RTP Noticias, Vídeo

A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro e Câmara de Mira, procederam ontem ao “bota-abaixo” de palheiros quase centenários “implantados” nas dunas da zona Norte da Praia de Mira, no âmbito da requalificação da margem do mar, protecção dos sistemas costeiros e prolongamento da marginal até à zona da lota. Ao todo foram quatro palheiros que foram abaixo, mas a “empreitada” não ficou concluída porque os herdeiros do único edifício de cimento existente nas dunas não acataram a expropriação nem qualquer indemnização e interpuseram uma acção no tribunal.
Ontem, no local, a advogada da ARH, Maria Guadalupe, ainda tentou chegar a um acordo com o representante dos herdeiros do imóvel, mas este manteve os propósitos do seu cliente que pretende «manter o direito de propriedade» do imóvel.
Maria Guadalupe não tem dúvidas que o tribunal irá dar razão à AHR porque o edifício «viola o Plano de Ordenamento da Orla Costeira» por um lado, e, por outro, porque o imóvel «foi construído ilegalmente sem qualquer tipo de licença». Por isso, espera uma decisão do tribunal «favorável».

Quanto aos quatro palheiros demolidos, todos os proprietários aceitaram as indemnizações propostas pela ARH – cujos valores a advogada não quis divulgar – e antes do “bota-abaixo” saudado e apoiado por muitos populares, a causídica leu publicamente o documento emanado do tribunal que confere a posse administrativa à Administração Regional Hidrográfica.
«As demolições e limpeza de toda esta zona dunar vão decorrer até ao início de Janeiro, entrando-se depois no processo de adjudicação das obras de requalificação, que deverão iniciar-se no primeiro trimestre de 2010», revelou ao nosso Jornal a advogada.
O projecto de requalificação da margem do mar da Praia de Mira, recorde-se, remonta a 2001 e há cerca de um ano a ARH e a Câmara de Mira assinaram um protocolo de cooperação técnica e financeira “apadrinhado” pela Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades.
Acordo que assenta na execução das demolições das construções degradadas existentes entre a Capela dos Pescadores e a lota da Praia de Mira. Construções que, tal como afirmou ontem Maria Guadalupe, não estão adaptadas ao previsto no Plano de Ordenamento da Orla Costeira para construções situadas em domínio público hídrico das praias do Litoral Centro, por isso foram objecto de acções conducentes à expropriação, ontem consumadas, com excepção de um proprietário.
No local, entre a capela e a nova lota, vão ser construídos passadiços em madeira de transposição das dunas e ligação à praia e a execução de um passeio marginal da Avenida Arrais Batista Cera, bem como a adaptação do barracão situado junto à capela, que vai dar lugar a um Núcleo de Educação Ambiental.

Candidaturas ao Eixo IV e QREN
De acordo com o protocolo assinado entre a Câmara de Mira e a ARH, para a obtenção de financiamento desta requalificação costeira vão ser apresentadas duas candidaturas separadas, uma por cada entidade e para as acções a seu cargo, ou seja, o Eixo IV (Protecção e Valorização Ambiental) do POR/Centro (Mais Centro) do QREN, assegurando cada um dos promotores a componente financeira da contrapartida nacional.
O projecto desta requalificação, da responsabilidade da Câmara, foi analisado pela ARH que emitiu um parecer vinculativo e emitiu a respectiva licença de utilização dos recursos hídricos, entidade que também promoveu a candidatura aos fundos comunitários. De acordo com a autarquia, para uma melhor eficácia do projecto, foi, também, criada uma comissão de acompanhamento «com funções de coordenação» das acções que integram o desenvolvimento da parceria, e ainda o acompanhamento em termos físicos e financeiros a execução das obras.

(in DC, 29.10.09)


17 comentários:

Anónimo disse...

Caramba tanta coisa pra meter uns barracos abaixo?
Isto só acontece porque o dono da casa que lá está em ruinas é um graudo qualquer endinheirado. Se fosse o zé povinho ja lhe tinhas posto a casa abaixo... até lhe arriavam as calças abaixo se fosse preciso. Mas como é um senhor doutor qualquer...
O bar do Guido foi abaixo sem apelo nem agravo e sustentava uma familia...
Que quer esta gente? vao se embora de Mira de vez

Anónimo disse...

Como é possível usar o dinheiro dos contribuintes para demolir património único construido? Os palheiros que foram destruidos eram centenários e os últimos vestígios, com a capela do nucleo inicial da povoação. Em vez de se valorizar esse património. como se fez na Costa Nova, na Tocha, ou nas docas em Lisboa, preferiu-se deitar fora o dinheiro publico em expropriações. É uma alarvice cultural e sinal do estado ao que este País chegou...

Anónimo disse...

Os palheiros que foram destruidos eram centenários
Mas tu sabes lá o falas?
Era um antro de bicharada e um perigo para quem vai à praia

Anónimo disse...

alarvice cultural
BAI LA BAI, Ó ANOINIMO o que é isso de alarvice cultural?
deve ser algo do genero do teu comentario, mas esse nem cultural é

Anónimo disse...

PATRIMÓNIO ??????
Tenham santa paciencia, se pudesse até tinha pago do meu bolso para meter aquilo abaixo. Sou jovem, não sou saudosista quero futuro para a minha terra e para os meus filhos, não quero lixo. Preservar quando há condições para o fazer agora aquilo???? Pelo amor a Deus, aquilo éra um poço de doenças. MIRA MERECE MAIS E MELHOR. OBRIGADO DRº João Reigota.

Carlos Manuel Simões disse...

"valorizar esse património. como se fez na Costa Nova, na Tocha"

Meus caros moro na Costa Nova, e conheço muito bem a praia da Tocha, mas confesso que desconheço qualquer construção ou patrimonio semelhante a este nestas praias. Onde é que o senhor viu isso?

Anónimo disse...

Espero que os melhoramentos não sejam feitos apenas na marginal, pois ao caminharmos pelas ruelas daí adjacentes(entre a Av. Infante D. Henrique e a Igreja)em direcção ao antigo mercado, encontramos tudo ao abandono, cheio de sucata e outros lixos, ruas sem qualquer pavimento, dando a impressão que os proprietários desses prédios não pagam os seus impostos!...

Unknown disse...

Agora já não faltam muitos!
Para além do Texas bar, de um ou outro palheiro mais escondido ainda falta a capela. Sim, a capela, porque também é de madeira e ainda por cima é às riscas verticais, portanto não se enquadra. Isto deve ser resolvido quanto antes. Sugiro que se faça uma busca exaustiva e se acabe de uma vez por todas com estas construções do passado, que só lembram a ditadura salazarista. Não esquecer os bungalows do Municipal, do Orbitur e a solução definitiva para os bares da praia, igualmente de madeira e susceptíveis de criar bicho.
Depois disto passemos á Arte da Xávega. Agora já há peixe de plástico com abundância e qualidade. Os barcos, também de madeira, devem ser destruídos e a sua madeira queimada para evitar qualquer tipo de contaminação. Aconselha-se portanto mais um betãozito e a curto prazo a solução definitiva para os bares da praia, igualmente de madeira!...
Ficou de pé o único edifico que devia ter ido abaixo? Pode sempre comprar-se e passar a ser usado como morada de Verão do executivo camarário!

Anónimo disse...

Então querem pôr a casa abaixo ao homem porque ele não tem licença??
deve ser brincadeira só pode.
Sugeria então que se comecasse pelas garagens do bairro norte que estão cravadas nas dunas e, vinham por aí abaixo e...arrasavam metade da Praia. Seria engraçado não era? até podiam perguntar ao candidato independente às ultimas eleições autárquicas de quem é o terreno onde tem a parte da frente do seu estabelecimento, depois perguntavam ao J Reigota e a esse amigo Agostinho porque é que os prédios atrás do prédio (onde, por coincidência ambos têm um apartamento),estiveram ou estão sem licença de habitabilidade há anos e..que raio, conheço o pooc e não me lembro de estar lá prevista nenhuma lota em cima das dunas.
Quanto à Videira-sul...arrase-se de uma vez.Tudo o que for construção ilegal venham por abaixo.
Na praia o património valorizado é o da Sobritch e o do Júlio Oliveira.
Ah já agora, não se esqueçam do Bairro Norte.Por essa vitola ficam poucas casas de pé.
Publique Sr. Mirices se tiver coragem.
Se publicar tenho muitas mais estórias para contar sobre as licenças na Praia de Mira.
Bota abaixo. Venham as máquinas.
Não insultem a nossa inteligência nem a dos proprietários da dita casa que, concordo está lá mal, mas tem direirtos adquiridos. Foi construida antes de existir qualquer plano, portanto...haverá violações muito mais graves nesta santa terra.
Focage...o Sr.(a) tá certo.
Vá lá . Nós não somos todos assim tão ignorantes como nos querem fazer

JP disse...

Confesso que se pudesse teria mantido algum dos antigos palheiros que lá estavam, mas creio o INAG e a CCDRC nao deixariam...
Quanto à antiga casa da Guarda Fiscal épá aquilo é uma vergonha... era por abaixo, ressarcir o proprietariado (pois claro...) e tratar de arranjar toda a envolvente.
Mas isso sou eu.

Quanto às afirmações do anónimo anterior é pena que as faça sob anonimato. São graves e poderão ser ofensivas para alguns.

Joao M.M.P. (Mira) disse...

Acusações de anónimos publicadas sr. Administrador?
Já parece o do seixomira
Falam Falam mas é escondidos, dar a cara tá quieto

Anónimo disse...

Gostei do video
ehheheheheh
Gente boa da Praia, homens do mar... os puros, sem papas nas lingua. Parecem o saramago
hhiihihhihihihhihih

zua da praia disse...

Oh Focage deixa te de tretas pá.
Que tem vomece feito pelos palheiros ó pla cultura gandareza, que raio tas tu praí a verborrear homê de deus!
Atão tu querias os palheiros lá no meio da boda?
Atão pra quê?
Nem os zuas lá queriam viver pá.
isto dos palheiros é muito lindo mas é prós otros, se fossem teus já tinham ido à que tempos... ui ui aí se tinham

Anónimo disse...

Nesta terra temos temos que ser anónimos infelizmente.
Não me desafiem que eu não cedo.Já senti na pele a ira do poder político em Mira.
Reafirmo tudo o que disse e ainda deixo aqui uma questão:
quemé o advogado que tem tratado das "justificações notariais" (antigo uso capião) dos terrenos na Videira Sul? quem é, quem é? Não lêem os jornais? Estão Cheias delas os de Mira.Quem será o jurista em causa? perguntem, informem-se.
Já agora outra perguntita:
está um prédio a "nascer"na estrada que vai de Mira para a Lagoa do Sr. Luciano e apergunta é :
tem licença? Está lá algum placar afixado?
Deve estar isento. O Sr. Luciano pela caladita também se vai safando muito bem dentro da Câmara. Informem-se.
Ah... e se quiserem saber a minha identidade. Se estou a incomodar alguém , chamem a PJ que eu falo com eles.
Ameaças no telemóvel não me metem medo!
Temos pena!Prometo mais uma estória ( que fará história) para amanhã.

EU disse...

Acho bem que tenha ido abaixo, mas poderiam talvez remodelar um deles pelo menos para não se perder a identidade e a historia do concelho e Mira. O pouco de historia que o concelho de Mira tinha está a ser perdida, infelizmente. Poderiam reconstruir um deles pelo menos...

construtor civil disse...

eu poderia propor a camara para edificar meia duziz deles para aproveitar com fins turisticos!!!o que acham voces?

Anónimo disse...

acho bem,mas deves ter pouca sorte...pois isso, ja deve ai andar muitos comedores ou tu tambem deves ser um..... tipo derito da neve,s.martinho das maquinas,taberna do tiberio das vacas,e mais xulos ....