sexta-feira, novembro 24, 2006

Incubadora ganha prémio

A Incubadora do Beira Atlântico Parque, em Mira, foi distinguida no European Enterprise Awards. A entrega do galardão é na sexta-feira, com a presença de Manuel Pinho.A Associação da Incubadora do Beira Atlântico Parque, localizado em Mira, venceu o primeiro prémio na categoria Vanguarda da Iniciativa Empresarial (Entrepreneurial Traiblazer Award)” com o projecto Dinamização de uma Região do Conhecimento, da Ciência e da Tecnologia Emergente e pela actividade que tem vindo a desenvolver ao longo destes anos na região Centro. Este prémio insere-se na iniciativa europeia European Enterprise Awards.
Vítor Cardial, administrador da Incubadora do Beira Atlântico Parque, disse .. . "esta atribuição valida o projecto global” da estrutura, porque o objectivo é “criar uma região do conhecimento e tecnologia, com um grande potencial de dinâmica, que é validada por este projecto”. Na sequência de um protocolo assinado com a Universidade de Aveiro, o administrador da incubadora explicou que vão funcionar “dois centros universitários – um laboratório de nanotecnologia e um centro de competências em código aberto – que visam dinamizar esta região”, integrados no sistema regional de inovação. Apesar de ainda não existir nenhuma relação protocolada com a Universidade de Coimbra, Vítor Cardial esclarece que o objectivo é que “os mesmos centros venham a ter uma relação próxima com a universidade”. Aliás, o “trabalho em rede é muito importante para dinamizar o tecido empresarial na área das novas tecnologias”, para que se alcance um trabalho capaz.
A candidatura da Incubadora de Mira (que agora vai representar Portugal nos prémios europeus de iniciativa empresarial) a este prémio foi avaliada pela originalidade e exequibilidade, pelo impacto na economia local, melhoramento das relações dos investidores locais e transferabilidade. Tudo isto se traduz na explanação de uma definição dos aspectos inovativos do referido projecto, que, pelos vistos, mereceu a primazia do IAPMEI – Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas.O prémio vai ser entregue sexta-feira, 24, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em cerimónia que conta com a presença do administrador delegado da AIBAP, Vítor Cardial, a directora do projecto, Sara Monteiro, e o presidente da autarquia, João Reigota."
Resta agora saber, para além dos prémios e das menções, a verdadeira operatividade e produtividade desta infraestrutura para um concelho como Mira. Apesar de construida e a sua inauguração para breve, muitos dos mirenses ainda não sabem, nem conhecem as verdadeiras potencialidades desta unidade de incubação.
Quanto a nós, saudamos os responsáveis e esperamos que esra iniciativa seja de facto algo que mude o panorama empresarial de Mira, para melhor é claro...
(J.P/DC/AB)

7 comentários:

Anónimo disse...

Que bom que é ouvir falar da nossa terra por boas razões, e nao por um qualquer escandalo politico, catastrofe ou inundação.
A obra está feita, resta agora rentabiliza la...

M.C.

Anónimo disse...

Será que alguns dos que sempre se manifestaram contra este projecto vão agora aproveitar, e vestindo as roupas de festa vão bater palmas???

Anónimo disse...

"Os mirenses ainda nao sabem das potencialidades desta unidade..."
E por este andar nao saberão, pq é que ninguem explica ao comum dos mortais como funcionam essas unidades? em linguagem acessivel e directa, não com os floreados habituais tipicos de quem quer dizer mais do que pode... ou menos do que sabe!

Com esta estoria podiamos dizer que certos Mirenses poderiam ter até um F1, mas de nada lhes serviria, pois não o sabem conduzir, e pior, não tem a humildade de se fazerem acompanhar com aqueles que sabem...

Anónimo disse...

Parabens aos que conceberam a criança, sem descurar os que a vão parir, e sem esquecer que alguem terá que tratar dela...

Parabens conseguimos, agora o quê confesso que nem com os textos do Rua me safo

Carlos Monteiro disse...

O que é Incubadora de Empresas?

Constitui um ambiente especialmente planeado para acolher pequenas e médias empresas a criar ou em actividade, que procuram a modernização das suas actividades, de forma a transformar ideias em produtos, processos e serviços.

Inovar para competir e crescer num mercado cada vez mais exigente e sofisticado. Este é o desafio que vão ter que enfrentar as empresas. Para sobreviver neste contexto, é preciso estar sempre a inovar e investir em qualidade e eficiência. Nem sempre quem está a iniciar um negócio tem estruturas ou condições adequadas para competir. É justamente para ajudar os empresários que estão a desenvolver os seus negócios que existem as Incubadoras de Empresas.

Objectivos de uma incubadora
• Aumento da taxa de sobrevivência das pequenas empresas;
• Apoio ao desenvolvimento local e regional através de criação de emprego;
• Aumento da interacção entre o sector empresarial e as instituições académicas;
• Retorno para os agentes que investem recursos financeiros.
• Empresas instaladas em incubadoras, têm necessidade de apoio de gestão e tecnológico atendido de maneira diferenciada, pois conta com os serviços disponibilizados pelas entidades parceiras do Programa (Câmaras Municipais, Universidades, Centros Tecnológicos), o que confere maior segurança e condições para que as empresas apoiadas se tornem mais competitivas.

Objectivo do Programa
• Atendimento integral e diferenciado às necessidades das empresas incubadas;
• Fortalecer as parcerias para um maior comprometimento com o programa;
• Criar condições para que as empresas apoiadas pelo programa se tornem competitivas.
• Fomentar e promover a consolidação e o surgimento de empresas, por meio de parcerias, contribuindo para o desenvolvimento socio-económico do país e, consequentemente, acelerando o processo de criação de P.M.Es competitivas.
Um dos factores mais importantes para a sobrevivência das empresas na actual economia global é a sua capacidade de continuadamente procurar a aplicação de novas tecnologias, novos mercados, novos métodos de gestão e processos de negócio que permitam uma operacionalidade mais ágil e flexível. Existem porém dois factores determinantes para elevar essas iniciativas de melhoramento contínuo do negócio e aumento da competitividade dessas empresas. Trata-se do acesso e obtenção de financiamentos e de um eficiente planeamento que permitam a implementação dessas acções.

Esta é uma iniciativa que está a proporcionar alguns resultados animadores em todo mundo, Portugal não tem grande historial nesta matéria e alguns resultados existentes, não são nada animadores.
Existem alguns obstáculos presentes na vida do empresário conforme ocorre a evolução do seu negócio: desde a fase inicial até à sua inserção e manutenção no mercado. Note-se que mesmo com a presença da incubadora de empresas como um aliado para as pequenas empresas, as barreiras existentes são muitas. O principal objectivo de uma Incubadora de Empresas deve ser a produção de empresas competitivas, que obtenham sucesso no seu mercado de actuação, procurando gerar benefícios económicos e sociais.

Amigo João, penso ter compreendido o seu post e esta é a melhor ajuda que lhe posso dar de momento.
Carlos Monteiro

Anónimo disse...

Obrigado Carlos Monteiro.

Anónimo disse...

"O Projecto de Incubadora Beira Atlântico Parque pode vir a ser um marco importante no processo de desenvolvimento do nosso Concelho...
Mas precisa ser asumido a tempo inteiro !... por todos"
Com esta palavras poder se a dizer o mais importante sobre este projecto, "pode" vir a ser muito importante mesmo, mas precisa de ser assumido com vontade e com determinação por todos, á semelhança dos grandes projectos que se tem feito em Mira(?)
Mas corremos um risco se nao apostarmos sobretudo na formaçao e no impulsionar de empreendedores, pois as empresas podem muito bem incubar aqui em Mira e depois sairem, dando mais valia não aqueles concelhos que as promoveram, mas a outros concelhos, com outras caracteristicas socioeconomicas mais favoraveis ao desenvolvimento empresarial.
E um risco que temos contudo que correr, pois garantias ninguem as terá, ainda.