segunda-feira, novembro 13, 2006

Novo campo de tiro... Será desta?

Foi aprovado no passado dia 25 o novo campo de Tiro de Mira, segundo deliberação declarada em reunião do executivo camarário.

E já vem tarde, pois esta decisão era esperada ha bastante tempo, e apesar de sabermos o quanto é importante para os praticantes da modalidade a actividade de Tiro com Armas de Caça em Portugal e sabendo tambem que esta tem assumido nas últimas décadas uma maior importância, tambem é certo que o campo de tiro retira alguma qualidade de vida aos mirenses, sobretudo aqueles que residindo mais perto , vêm os seus domingos e dias feriados envoltos num constante tiroteio, mais parece estarem em Bagdad, o que sinceramente nada abona para o tao badalado Turismo para Mira (e onde está ele?)

"A existência de um Campo sem dimensões e capacidade para realização de algumas provas, a construção da variante de Mira (2ª Fase), que irá eliminar o equipamento existente, a existência de conflitos devido à proximidade de uma unidade de Campismo, para além da não compatibilidade desta infra-estrutura com as normas de protecção e defesa ambiental, levou a Câmara Municipal de Mira a equacionar uma nova localização para este equipamento desportivo.
Esta nova localização insere-se na área do Plano Geral de Urbanização da Praia e Lagoa de Mira (Mata Florestal), estando o solo classificado em ambas as situações, no existente e na nova localização, em espaço REN e Rede Natura, pelo que não há alteração em termos de usos de ecossistemas, propondo-se a requalificação e revitalização do local onde está instalado o actual campo, proporcionando uma redução das áreas a impermeabilizar.
Por força da nova regulamentação de segurança e dimensionamento dos Campos de Tiro, e de forma a dotar o concelho duma infra-estrutura que permita a realização de provas nacionais e internacionais o novo equipamento terá quatro fossos olímpicos; (4 Pranchas de Tiro, 4 fossos olímpicos de lançamento), respectivo Equipamento de Apoio em estrutura metálica em estacaria, sistema de insonorização nas zonas de tiro e criação de barreiras acústicas naturais, estacionamento organizado não recorrendo à impermeabilização do solo, acesso ao equipamento pela estrutura divisional (aceiros) de forma a não realizar abate de arvoredo, vedação de protecção e segurança, sistema de recuperação de resíduos e desperdícios decorrentes da prática de tiro, promovendo a reciclagem e reutilização dos mesmos."
Como em tudo na vida no pesar, no ponderar é que esta a solução ou as soluções, e parece me que nos ultimos anos pouco se tem poderado em Mira, analisar custos e beneficios, ponderar acerca das oportunidades de investimento e promoção parecem temas que escapam aos nossos lideres.
Qual sera mais importante, um campo de tiro ou um campo de golf, será que um nao ira comprometer o outro? Um campo de golf quer paz e silencio, nao tiros e barulho. Qual a mais valia para o concelho? que perderá o concelho com a sua nova localização? Que beneficios obteram os mirenses com esta nova infraestrutura?
O lobbie da caça em Portugal é um dos mais fortes, ja pouco resta do regime livre e quem quer caçar tem de pagar, e isto tambem no nosso concelho.
Mira tem que se definir, tem que saber o que quer pra si e para os seus nas proximas décadas, e o futuro constroi se no presente. Pesar bem os prós e os contras destas infraestruturas é fundamental, nao podemos querer turismo de qualidade e industrias poluentes, assim como nao podemos esperar boa qualidade ambiental com toneladas de chumbo a serem depositadas ano apos ano junto a um ribeiro (a vala Regente Rei passa a escassos metros do actual campo de tiro).
Respeito os amantes da caça e os do tiro desportivo (não fosse eu filho de caçador), mas respeito ainda mais a qualidade de vida e o ambiente saudavel, e pelo que tenho visto nos ultimos anos será dificil compatiblizar ambos... o futuro pertence nos vamos tratar dele ja hoje pra nao nos lamentarmos amanhã.
Joao Luís Pinho

7 comentários:

Anónimo disse...

Pode nao agradar a muita gente uma nova localizaçao, mas ao Mario Caiado da Vila caia agrada certamente

Mas e quem é que vai pagar isso tudo? Isso e que gostava de saber... sera que é mais uma do mesmo que se fez por Mira

Anónimo disse...

Campo de tiro ficará onde afinal? no mesmo sitio ou noutro lugar melhor que este?
Tambem gostava de saber quem pagara a factura desse investimento todo, deve ser o povo de Mira mais uma vez, sao mesmo tansos
Mira parece um circo ha sempre
lugar pra mais um palhaço...

Administrador disse...

Caro anonimo das 21.18
A linguagem que utilisou no seu blog roça o ofensivo, sendo de Mira nao me considero nenhum palhaço, e muitos dos meus conterraneos tambem nao.
Se o sr. o é por profissão tem todo o meu respeito, caso contrario evite considerar outros algo que certamente não gostará que lhe chamem a si, ou aos seus.

O Administrador

Carlos Monteiro disse...

Decisões como esta necessitam de estudos técnicos e análises de impactes detalhadas, bem como o debate público e a participação dos cidadãos a fim de se encontrarem soluções satisfatórias, sobre todos os pontos de vista e não apenas de duas ou três pessoas. Será que os nossos líderes políticos, nunca ouviram falar em direitos de cidadania?
Penso que é inadequada a presença de um campo de tiro com chumbo no interior da zona florestal, o ruído do tiro aos pratos e os estilhaços do chumbo são uma má vizinhança. Para além de causar "impactos ambientais muito negativos", como o ruído e a acumulação de resíduos de chumbo. Onde o solo ficará coberto com um verdadeiro tapete de chumbos, no solo imediatamente por baixo, poderá haver uma contaminação brutal.
Convido o Executivo Camarário a demonstrar, as reais vantagens e benefícios, em colocar uma infra-estrutura destas, num concelho carenciado de infra-estruturas básicas.
Eu rendo-me...resta-me pensar que de facto há sempre alguém pronto a acreditar e a defender o impensável.

Carlos Monteiro

Anónimo disse...

O tiro enquanto modalidade podera consistir numa boa forma de dinamizar um local, mas tem é claro contrapartidas muito altas. Primeiro pela enorme poluiçao sonora que efectua, depois porque da forma com tem sido explorado o actual campo de tiro, é simplesmente mais um local onde se encontram homens para umas paneladas, e pra dar uns tiros... e depois deixar todo o lixo por lá. Se nao acreditam é so passar por lá.
Como diz o João luís Pinho é preciso pesar muito bem os prós e os contras de certas medidas pra nao nos arrependermos.
Já agora não fazia parte das listas do Joao Reigota? Porque é que foi para o estrangeiro?

Anónimo disse...

Acho bem que facam novo campo de tiro aos pratos.
Os caçadores merecem melhores condições do que aquilo que temos, e o turismo quando foi pra la ja la tava o campo de tiro, ate ja foi campo do exercito em tempos.

O coelheiro

Anónimo disse...

Então..se eu fizesse parte da lista do Dr. Reigota a esta altura também ja tinha ido para o estrangeiro.O Sr. João Luís fez muito bem.