terça-feira, dezembro 12, 2006

Triângulo Dourado : Politica, Futebol e betão

Em Coimbra, o Presidente da Académica/OAF, José Eduardo Simões, foi acusado pelo Ministério Público de corrupção passiva para acto ilícito, no âmbito de um processo em que também são arguidos dois empresários ligados ao sector da construção civil, estes suspeitos da prática de corrupção activa para acto ilícito.
No Porto Pinto da Costa e Valentim Loureiro, também a braços com questões judiciais, vêem agora o seu nome nas paginas do recente livro de Carolina Salgado (ex-namorada, companheira amiga ou amante de Pinto da Costa, conforme a posição do leitor) onde esta o acusa de ser o mandante de uma tareia de foi vitima um antigo vereador da Câmara de Gondomar (Dr.Bexiga). E as ligações perigosas entre o mundo da política e do futebol não param por aqui.
“A bem da credibilidade esperava que muito disto fosse investigado e tornado público, porque isto não é o fenómeno de futebol, é o principal vértice do triângulo sujo e corrupto que é composto pelos interesses de construção civil, o Futebol e a política. Como estão os processos de Isabel Damasceno ou Fátima Felgueiras? Sim que não é só Valentim Loureiro, há mais e se houver vontade muitos mais aparecerão. Lembram-se do caso do plano de pormenor das Antas e de Nuno Cardoso, o plano que depois foi abortado e censurado por Rui Rio, que preferiu favorecer com outro plano de pormenor na zona do estádio do Bessa o Boavista F.C. Muitos outros casos se poderiam relatar, como o de Fernando Barata em tempos presidente do S.C. Farense que ameaçou contar o que sabia de viagens a África de dirigentes políticos e desportivos se o seu projecto imobiliário/desportivo, fosse vetado. Certo é que o projecto foi vetado e a pessoa em questão bafejado com 3 empreendimentos que estavam pendentes e tudo se ficou por ali”, (já se esqueceram do famoso “toiro de cobrição”?)
Por todo o país, nos vários distritos e nos diversos concelhos que os compõem, as suspeitas, ainda que muitas vezes sob a forma de conversa de café, ou através do tão latino “diz que disse”, são mais que muitas de ligações menos correctas entre o desporto rei e a politica.
Pela nossa “bela localidade” as coisas nunca assumiram grande protagonismo, apesar de ser sabido que os clubes muitas vezes sobrevivem à custa deste ou de outro subsidio local ou estatal, e por vezes surjam alguns boatos menos abonatórios para os dirigentes desportivos locais (o que não sendo provado é manifestamente prejudicial quer para os visados, quer para os clubes) as ligações entre autarquia e associações desportivas nunca assumiram a dimensão de escândalo, tal como se tem vindo a observar em alguns clubes do norte do país, quem não se lembra do Marco de Canaveses e das manifestações histriónicas do seu caricato presidente (que por acaso também era presidente do clube desportivo local).
E é claro que quando surge alguma ligação de um clube a uma autarquia, logo surgem criticas desconfianças, basta dar uma vista de olhos pelos blogs locais e ver o que se tem dito sobre a ligação desta recente direcção do Ala-Arriba e o município de Mira, mas se fosse o Touring ou o Seixo, as “bocas maldizentes” surgiriam na mesma, as gentes dizem o que dizem não porque aqui em Mira se tenha feito algo de ilegal ou menos correcto (muito pelo contrário), as gentes falam porque é isso que ouvem diariamente na nossa bela comunicação social, que entupindo as artérias do pensamento dos cidadãos com Floribelas, Big Brothers e outros, vão fazendo esquecer os reais problemas do país (a educação, a saúde, a habitação e etc e tal). Pois não são os dirigentes os culpados, culpados são aqueles responsáveis que ano após ano têm deixado que isto suceda em total impunidade, culpados somos todos nós que ano após anos verificamos a vergonha da “futebolice” nacional e nada fazemos, quanto mais não seja mostrar mos a nossa indignação (o 25 de Abril serviu para algo mais do que a venda de cravos…). Critica se o futebol porque é fácil, diz se mal da Câmara porque dá jeito, mas assumir a opinião publicamente, isso já é outra história, não vá o diabo tecê-las, pois ainda posso precisar “deles” (esses que ninguém sabe quem são, mas todos se apressam a recorrer quando algo não corre como previsto)
Contudo, e apesar de serem recorrentes estas suspeitas, de ligações sujas entre estes dois mundos, poucos têm sido os realmente pagaram por essas ligações. Desde juízes que alegadamente acolhem em casa suspeitos, até fugas de informação dentro do próprio poder judicial, passando pelos dirigentes que ano após anos fazem as delicias dos amantes da imprensa sensacionalista, até aos juízes de campo que também não escapam ao “diz que disse”, todos continuam a dançar neste baile que parece não ter fim.
Alguém distribui migalhas, enquanto se entope que nem um alarve de grandes fatias do bolo. Já não se trata de só futebol, embora esteja envolvido, trata-se de um cancro que mina Portugal e que passa pelos dirigentes desportivos mas que não se esgota aí…

(João Luís Pinho)

3 comentários:

Carlos Monteiro disse...

Em Setembro de 2005, num total de 308 Câmaras Municipais no país, mais de um terço (124) estavam a ser investigadas por processos de corrupção, peculato, tráfico de influências, destruição de documentos comprometedores, etc. Para o comum dos cidadãos, a questão é outra: - Porque são tão poucos os casos de corrupção nas autarquias e no futebol que chegam à comunicação social?
Vários municípios endividados até ao céu-da-boca na sequência do Euro-2004, impressionantes fugas ao fisco, detenções e, sobretudo no futebol “apito dourado”, muitos arguidos em processos de alegada corrupção. Pelo meio, discursos de circunstância, genericamente ocos, como foram aqueles que escutei, sobre políticas desportivas educativas, onde tudo deve começar e rigorosamente nada aconteceu. Tudo permaneceu igual, numa enervante rotina onde sobressaíram, numa aproximação a Shakespeare, “words, words, words, nothing, but words”.
Em relação ao desporto municipal do nosso Concelho. Foi mais um ano de palavras, de supérfluos, que em nada acrescentaram. Penso que a critica também não foi além dos comentários infelizes, numa arrepiante coscuvilhice que serve às mil maravilhas o embrutecimento e o desvio das atenções dos reais problemas do Concelho.

Anónimo disse...

Falam muito mas dizem pouco.
O Sr. Joao Luis de certeza que tambem sabe mais do que aquilo que aqui nos apresenta. Não pode dizer mais não é...
Eu entendo-o

Olho vivo

Anónimo disse...

Gatos escondidos com rabo de fora... aí o raio eles andem ai.
Portomar é k esta bem, tem lá o futebol que não dá problemas, é tudo a correr bem, assim é que é até quando é que não sabe

Cascã