quinta-feira, setembro 28, 2006

Dia Mundial do Turismo em Lisboa e em Mira


Portugal foi o país escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para assinalar este ano o Dia Mundial do Turismo, cujos actos oficiais tiveram lugar em Lisboa, sob o tema “Turismo Enriquece”, embora a data seja assinalada um pouco por todo o país (ao exemplo do que aconteceu em Mira) e durante uma semana. Foram debatidas questões relacionadas com o contributo do turismo para o desenvolvimento económico, social e das comunidades, bem como o papel deste sector para o fortalecimento da paz no mundo.“…indubitável que o turismo movimenta a economia mundial. Está em primeiro lugar no comércio mundial, obtém os maiores ganhos ao nível das exportações e emprega milhões de pessoas. A maioria dos postos de trabalho é criados em pequenas e médias empresas familiares.O turismo é vital para a balança de pagamentos de muitos países, em especial dos pequenos países em vias de desenvolvimento, para os quais esta actividade é a única forma de competirem no dinâmico sector global dos serviços. Os postos de trabalho e as empresas são normalmente criadas nas regiões mais subdesenvolvidas, contribuindo para ampliar as oportunidades económicas no país e incentivar a permanência dessas populações em zonas rurais.No entanto, a riqueza não se exprime apenas em termos económicos. O ambiente e a cultura locais beneficiam sempre que as receitas governamentais de bens e serviços relacionados com o turismo contribuem para restaurar monumentos, abrir museus e criar parques naturais. E, à medida que o turismo cresce, aumenta também a necessidade de desenvolver infra-estruturas. A construção de novos aeroportos, estradas, portos, estações de tratamento de água e esgotos, melhora também as vidas das populações locais.”
Também em Mira, e sob a égide da Câmara Municipal, realizaram-se algumas actividades em que a temática geral foi o fenómeno turístico, bem como visitas a alguns locais emblemáticos do concelho, vg. Praia de Mira, Paços Concelho, Lagoa (Moinhos de rodízio), Seixo, Carapelhos entre outros. Sabendo da importância que o Turismo tem neste concelho, e apesar da sazonalidade típica deste sector, bem como devido ao facto de uma quase exclusiva dependência do turismo de sol/mar, Mira apresenta-se em primeiro lugar ao nível da capacidade de Alojamento, dormidas, taxa de ocupação e estadia média por hospede nos estabelecimentos Hoteleiros, entre os concelhos vizinhos (Cantanhede e vagos) o que indica que é um local apetecível e ainda procurado por bastantes turistas. A aposta num futuro próximo poderá ser ao nível do aumento da oferta de produtos, diversificação da oferta existente e um melhor articulação entre os diversos intervenientes do sector ao nível do concelho e da região. (J.P.)
Notas: Os dados apresentados apenas abrangem os estabelecimentos classificados na Direcção Geral do Turismo.
O total não corresponde à soma das partes em virtude de não ser publicada alguma informação de menor expressão quantitativa.
Fonte: Icep-Portugal, INE

9 comentários:

Anónimo disse...

Pois querem turismo de qualidade mas esquecem se de arranjar as estradas, de limpar as valetas, e por ai fora. so na autura das eleicoes e que falam no turismo. despois esquecem logo as promessas todas disto e daquilo.

Anónimo disse...

Querem Turismo levem para Mira a Pescanova.
Já agora: como é que o Executivo Reigota não se lembrou de comemeorar o dia do Turismo como comemorou o dia sem carros? Ah não sabem? pegou nos seus funcionários competentíssimos e montou-os em bicicletas e la foram todos em horário de trabalho para a Praia.Sabem fazer o que? COMER UM PORCO ASSADO pois então.
Dá para rir, não dá?

E depois fez aeróbica no meio da vila à frente do visconde e deu bonés a 5 ou 6 velhinhas que lá estavam.
isto é que é gerir dinheiros públicos.

Anónimo disse...

Pois caros Mirícios Não podia deixar de vos contar esta.
Segundo me contaram há pouco entraram hoje ao serviço na nossa Câmara Municipal 2 ilustres figuras do nosso Concelho.Isto não é brincadeira, não é Carnaval.Hoje começaram ao serviço na Câmara o Sr. Malhado e o Sr. Mitra.Agora já só falta ao Dr. Reigota colocar mais 83 das promessa eleitorais.
Até o João Luís Pinho com um bocado de sorte, pode ser chamado para o tão ambicionado lugar de scretário ou adjunto.Agora interessa não perder a esperança. O Sr. Presidente já provou que tudo é possível.
Já agora...como é que o Mitra terá sabido da vaga?
Vá não censurem este post. Sejam democráticos

Anónimo disse...

Pensava que isto era um blog de noticias mas ja vi pelos comentarios que nao querem saber, querem sim é dizer mal deste ou daquele...

Mentalidadezinha tacanha

Anónimo disse...

Deixem se de falar dos outros atrasadinhos. Olhem para as vossas vidas miseraveis e cresçam. Nesta terra ninguem pode subir um pouco sem que venha a inveja.
O Joao Luis Pinho esta onde esta graças a ele proprio, concorreu para o programa Inovcontacto e foi aceite, nao precisou de cunhas (ao contrario de outros) e tb se esperasse pela cunha do seu "amigo" Reigota estava bem arranjado, enganou o bem.

Vamos falar de Mira e sobre Mira, deixem a vida alheia em paz

Um amigo

Anónimo disse...

Pela primeira vez que aqui venho ja vou com uma bela imagem das gentes de Mira. Pensem mais nos problemas do concelho em que vivem, e nas dificuldades que enfrenram no futuro com a possivel indemenizaçao a pagar pela CMM. Deixem se de cuscuvilhices e intrigas e arregassem as mangas como os vossos antepassados gandareses. Comentem as noticias de uma forma construtiva e verdadeira e deixem a vida alheia em sossego.

C.P.

Carlos Monteiro disse...

Uma localidade para crescer necessita do envolvimento de todos os sectores da comunidade independente do seu tamanho. Ou seja, planear não somente a participação da população no sentido receptivo, mas também elaborar políticas públicas que possibilitem o acesso do cidadão à experiência turística.
Desta forma a qualidade do destino turístico depende do desempenho dos diversos sectores envolvidos sejam públicos ou privados e da sua perfeita interacção.
É importante destacar que os Municípios deverão ter consciência das dificuldades estruturais da sua localidade, bem como contribuir para a sua melhoria. Afinal é ali que começa a qualidade do produto turístico e o sucesso da viagem e do local que implicam directamente no seu crescimento.
É necessário promover a qualidade do destino turístico, pois, através do planeamento e da procura pela eficiência colectiva, se alia conhecimentos e interesses comuns a favor do desenvolvimento local sustentável.
Mira precisa de desenvolver o seu turismo, tem de melhorar e desenvolver as suas estruturas, melhorar os seus acessos rodoviários, preservar e tratar os seus recursos naturais, criar mais zonas de lazer, elaborar um planeamento turístico com mais qualidade e envolver os empresários turísticos locais nas estratégias a planear. Só assim conseguiremos o tão desejado desenvolvimento turístico sustentável.
Carlos Monteiro

Anónimo disse...

É verdade sim senhor. O malhado e o Mitra não começaram mas vão começar. E para informação desta esperta comentadora quem lhes vai pagar é Instituto de emprego com POC´S percebeu ? E mais, são pessoas que precisam não é como os que o Maduro lá meteu, que além de serem filhas dos colaços e afins era a câmara que lhes pagava e agora eles unica e simplesm,ente vão receber o subsídio de desemprego. Tenham vergonha na cara pois se antigamente isto era para os ricos então e os pobres. Concerteza este comentário vem da cebeçinha ingénua de uma pessoa que não sabe o que é viver sem mãe e sem pai e não ter ninguém...

Anónimo disse...

Sim senhor o Malhado e o Mitra, ainda bem que puderam fazer algo por essas duas almas. Se fossem membros ou apoiantes do PSD nao surgiam alguns destes comentarios que aqui andam, mas enfim realmente um dos comentarios tem razao "... para os pobres..." quer sejam de dinheiro quer de espirito, estes plos vistos sao duplamente pobres! Outros ha que sao pobres so de uma coisa, de espirito.
Mas certamente seria melhor pagar uma avençazita a algum compadre ou amigo, ou um lugar publico para sempre, isso sim seria bom.

Amigos de Mira sejam bons pra nossa terra, esqueçam politiquices e politiqueiros e vejam quem trabalha.

Amigos da Metralhada