segunda-feira, setembro 25, 2006

Mirense edita livro-Câmara Municipal de mira apoia edição


"Em busca de identidades ... Aspectos etnográficos da Gândara" é o título do livro que tem como autor o Dr. Mário Cupido, nosso conterrâneo ... actualmente a viver em Leiria onde é advogado.
O livro estará pronto nos finais deste mês...Têm apoio à edição pela Câmara Municipal de Mira e é editado pelo CEMAR Centro de Estudos do Mar, da Figueira da Foz e do qual é seu responsável o Dr. Alfredo Pinheiro Marques.A tiragem será de 1500 exemplares.

O livro, com cerca de 400 páginas, tem o prefácio assinado pelo Dr. João Reigota, uma apresentação do trabalho pelo autor e uma nota do editor do qual retiramos um parágrafo que sintetiza, de certo modo, o trabalho do autor. Diz assim:"Quem quer que leia este livro dar-se-á conta de que nele está visível uma muito conseguida tentativa de sistematizar e analisar com rigor os aspectos etnográficos e históricos da sociedade mirense, desde os primórdios até à primeira metade do século XX, onde chega a memória humana e familiar dos Mirôes ainda hoje vivos. Mário Cupido defende aqui uma tese que, tal como a tese de João Reigota (e ambos com boas razões), aponta as origens do decisivo povoamento humano e cultural da Gândara sobretudo para as épocas mais antigas, através das influências mediterranicas e islãmicas, vindas do Sul. Em sua opinião, tal como acontece com Reigota e com outros defensores das teses moçarabistas, as origens humanas e culturais da Gândara estão sobretudo nos contributos dos "Árabes". " (in V.M. 2006)

6 comentários:

Anónimo disse...

Sabendo que a cultura local faz parte desse todo colectivo que somos nós enquanto povo, enquanto gentes, louvo com agrado estas iniciativas por parte dos nossos autarcas.

Anónimo disse...

È com enorme prazer que deixo aqui este comentário:
1º um elogio á pessoa do autor, pelo trabalho efectuado e pela forma como sempre se relacionou com Mira;
2ª um elogio á C.M. Mira e ao seu presidente, por tratar as questoes relativas á nossa identidade cultural de gandarezes, da forma como o tem feito desde os tempos em que ocupou o cargo, e hoje que o reocupou (a bom tempo permita me dize-lo)
A Gandara pode nao ter a nobreza das terras altas da beira, mas foi, é e será concerteza lugar mãe de tantos homens, que nao sendo nobres por berço, são no no dia a dia... A eles o meu respeito

Joao Pinho

Carlos Monteiro disse...

Em primeiro lugar dirijo-me ao autor, dando-lhe os parabéns pelo trabalho efectuado, desejando-lhe o maior sucesso na divulgação do seu livro.
Congratulo-me com o apoio municipal à sua edição, na pessoa do seu presidente, também ele um homem da nossa cultura, dizendo-lhe apenas, que acções como esta são sempre bem vindas.
No entanto, não só a autarquia deverá promover a leitura de livros regionais, outras associações culturais do concelho, devem começar a ter preocupações nesse domínio, não só apoiando as suas edições, como promovendo a leitura destes livros, o que raramente acontece.
A relevância da cultura regional, desgastada pela politica e pelo marketing turístico, tem levado à constatação da necessidade de acções que garantam a valorização dessa cultura, que se caracteriza pela pluralidade de valores, visões da vida e aspectos etnográficos da nossa região.
É isso que Mário Cupido e outros vão contribuindo para essas raízes culturais, que tanto me comove, para eles, em nome dessa cultura, o meu sincero agradecimento.

Carlos Monteiro

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Camarada Luis Pinho. Quando é que voltas a Mira ? Pessoas como tu fazem falta ao nosso concelho. Os que dizem estas bacoradas são os inergumes do costume, os PPD´S que ainda andam ressabiados com dores de cotovelo com os resultados de há 1 ano. Um abraço amigo. Que tudo te corra da melhor maneira possível.

Anónimo disse...

De Mira para o meu amigo João Luis vai um abraço. Ganaipa espero que tudo te esteja a correr bem. Quanto aos comentários infelizes que aparecem são sempre das mesmas pessoas, aquelas que ainda não fizeram a digestão desde há um ano. Não vamos baixar ao nível dessa gentinha. Um abraço. Tudo de bom para ti