terça-feira, setembro 26, 2006

Escola de Mira e DREC oferecem vaga a vereadora

"Escola de Mira e DREC “ofereceram” vaga a vereadora

Uma vereadora do PSD da Câmara de Mira vai ocupar uma vaga para o ensino especial na Escola Secundária local, SEM CONCURSO
O conselho executivo confirma a sua proposta à DREC.Uma professora do ensino básico mas especializada no ensino especial, com anos de docência nesta área em várias instituições (CERCIS), está indignada com a Escola Secundária de Mira, que, disse ontem ao nosso Jornal, preencheu uma vaga naquele estabelecimento de ensino «por convite a uma pessoa de Mira».A referida professora, que pretende manter o anonimato, diz ter tido conhecimento «por uma colega de profissão» de uma vaga para o ensino especial naquela escola de Mira. Resolveu candidatar-se e, por isso, foi à escola fazer a inscrição. «Fiquei incrédula!», conta, afirmando que na secundária de Mira lhe comunicaram «que a vaga para o ensino especial iria ser preenchido por uma pessoa de Mira, mas por convite». Mais, esta docente, depois de perguntar como é que era possível preencher a vaga «sem haver um concurso, sem uma publicação», garante que na própria escola lhe disserem «para estar muito caladinha para não haver problemas».«Mas onde estamos nós?», questiona esta professora, indignadíssima, quando soube que a referida vaga vai ser preenchida «por uma vereadora da Câmara de Mira», mais concretamente do PSD [Lurdes Mesquita], que lecciona num estabelecimento de ensino de Tábua, «que não tem formação e experiência nesta área de ensino».Por isso a docente pergunta: «não há ilegalidade neste processo?; o candidato não tem de ter experiência e ser habi-litado para as funções que vai desempenhar?».Considerando que houve «algo mais que uma simples colocação» de um professor», a docente considera que a situação «é grave de mais para ser verdade», e que o mesmo tem de ser esclarecido «pelas autoridades superiores», afiançando que vai denunciar este caso «ao primeiro-ministro, ao Ministério da Educação e à Direcção Regional de Educação».Dizendo que «não se fala noutra coisa em Mira», e afirmando estar «com medo» devido à ameaça que lhe fizeram na secundária de lhe «estragarem a vida», a docente diz que «isto não passa de uma jogada», explicando os contornos. «A tal vaga é para uma vereadora do PSD; o presidente do conselho executivo também é do PSD; dois destacados membros deste partido (indicou os nomes) dão-se muitíssimo bem com a tal vereadora, e estes pediram a um elemento da DREC (também mencionou o nome), igualmente do PSD, para orientar esta questão à senhora que estava a dar aulas em Tábua».
Contradições
O Diário de Coimbra colocou esta questão suscitada pela referida professora ao presidente do Conselho Executivo da Secundária de Mira, e Fernando Rovira confirmou ter proposto o nome da vereadora da Câmara de Mira à DREC. Este responsável, no entanto, não soube explicar como é que Lurdes Mesquita soube da vaga aberta no estabelecimento de ensino.De acordo com Fernando Rovira, o conselho executivo recebeu informação via “fax” da DREC «no dia 15 de Setembro, sexta-feira», a propor a referida vaga para o ensino especial; e que a escola devia «indicar um nome até ao dia 18, segunda-feira».Aqui é que parece estar o “enredo” desta alegada irregularidade. Como é que Lurdes Mesquita soube, durante um fim-de-semana (dias 16 e 17 de Setembro, sábado e domingo, um dia depois da escola abrir a vaga, sexta-feira 15), e ter ido na segunda-feira seguinte, dia 18, candidatar-se ao lugar, quando outras professoras - e a que denunciou o caso - não tiveram acesso a essa informação?.«Não sei! O que sei é que essa professora foi a primeira que apareceu e por isso foi a que apresentámos à DREC. A proposta é, realmente, nossa [da escola] mas a decisão foi da DREC», disse Fernando Rovira, descartando responsabilidades, confirmando que a professora proposta é, efectivamente, «uma vereadora da Câmara de Mira», recusando confirmar o seu nome.O Diário de Coimbra falou também com a vereadora Lurdes Mesquita, a professora indicada pela secundária de Mira à DREC para ocupar o lugar aberto no ensino especial, e esta começou por dizer que vai, provavelmente, «iniciar funções quarta-feira (amanhã)». Questionada se conseguiu o lugar através de um concurso, Lurdes Mesquita foi peremptória: «Sim, concorri e fui seleccionada» , entendendo que o que se passou foi um concurso. Mas, ressalvou, não «comento procedimentos do Ministério da Educação»" (in. D.C.)

18 comentários:

Anónimo disse...

è uma vergonha é o k é.Cambada de interesseiros pra nao lhes chamar otra coisa...farta se uma pessoa de trabalhar e esta cambada de vigaristas a mamar á custa do povo.
Mas sera que ninguem faz nada pra por cobro a isto, e que e um escandalo...
E ainda tem a lata de criticar os outros, essa vereadorazinha deveria era ter vergonha

Anónimo disse...

Isto é mesmo verdade. Deram um taxo á vereadora. Estao cada vez piores... e os outros professores do concelho? Como é?
Ela nem tem curso pra dar essa apoio especial? Que vergonha?
Sera que ninguem diz nada desta vez la na camara?
Essa senhora antes das eleicoes era so virtudes e agora eata a mostrar o k é...uma grande aldrabona

Carlos Monteiro disse...

Será que isto é normal senhora vereadora?
Ainda estou a coçar os queixos, ponderando se realmente valerá a pena perder o meu tempo precioso consigo.

É que a situação tornou-se hilariante.
E nem tem nada a ver com o meu hipotético humor, ou pretensões de sarcasmo... É que a ausência de princípios na nossa sociedade é enorme e esconde-se atrás do biombo da dramatização verbal.
Senhora vereadora, quando alguém escolhe como táctica meter esterco no ventilador, nunca deve dar como adquirido que não seja um dos atingidos pelo esterco que ventilou. E quanto mais venenosas e desbocadas são as prédicas e as excomunhões mais o opróbrio cai sobre quem as produz.

Logo a senhora que é um modelo de seriedade e honestidade! Deu-nos assim um bonito exemplo de que é superior a pretensões pessoais.
Mediante este facto, nem o seu panteão de grandes pensadores a salva.

Carlos Monteiro

Anónimo disse...

E esta agora...!
E com enorme surpresa que vejo esta senhora vereadora numa situação como esta. Depois das peripecias proprias de campanhas eleitorais passadas, eis que mais uma insolita situaçao (será dos insolitos da Yorn?) surge nesse "jardim á beira mar plantado" que e Mira. Uma vereadora convidada a leccionar numa escola, ocupando um lugar destinado a docentes do ensino especial (ou pelo menos com formação na area), passando á frente de todos os demais, que pelos vistos nem sequer tiveram tempo de concorrer.
Creio ser demais, cheira a trafico de influencias, tresanda a mais uma daquelas situaçoes em o direito administrativo e simplesmente posto de lado, em detrimento do compadrio e da amizade.Sera que isto é mesmo verdade? enfim mais uma historia a que portugal nos tem habituado, é pena.

João Marques de Pinho
Icep-Portugal
Portugese Ambasade, Economische Afdeling
Den Haag Holland

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Mais uma prova da verdade e da honra que esta senhora tem. Quer dizer, a DREC manda um fax no dia 15 de Setembro(sexta-feira) para a Secundária de Mira a solicitar uma professora até 2ª feira às 12 h. Durante o fim de semana vai-se lá saber só a Srª Lurdes Mesquita é que soube da vaga. Dá para desconfiar não ? E já tinha arranjado substituto e tudo na escola onde ela estava em Tábua...EH Eh Eh. Que vergonha. Mesmo ao seu nível. Baixa e onde o compadrio trabalha a tempo inteiro. Eu tinha vergonha de sair de casa.

Anónimo disse...

Mais um exemplo de postura que esta senhora nos dá, logo ela dona de todas as virtudes.
Só os medíocres inexpressivos fazem de conta que não percebem da dimensão de gente assim. Gente falsa, que deixa a sua marca na vida politica, nos blogues e nas páginas de jornais.
A senhora que era uma das maiores esperanças do PSD, com a sua determinação férrea baseada no alegado autismo da "Mentira" que a passagem do tempo tornou roufenha no tom e se desmascarou. Parece-me que a sua credibilidade acabou, tenha o mínimo de dignidade, saia do nosso cenário político.
A minha lamentação solidária a quem mais sinta a sua falta!

Administrador disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

pois ...pois ..."não comento as decisões do Ministério da Educação" ....... eu que até estava à espera do seu comentário .....normalmente..são tão perfeitos, tão equilibrados que até parecem ter um conteúdo justo...bem gostaria de ler o que vai nesse coração de "Joana d'Arc Gandaresa"..... Carlos Mendes

Anónimo disse...

Já agora sr. Carlos Mendes diga-me quem lhe deu informação sobre o lugar que ocupa!

Foi a concurso?...

E outros que entretanto têm entrado na Câmara?...

"Olha a Ventoinha de Esterco" a empurrar para todos os lados!...

É tudo a mesma corja!

Rotos e mal remendados, a falar uns dos outros!...

Anónimo disse...

A Lurdes Mesquita sempre começou a trabalhar na Secundária ??? Alguém que me responda por favor...

Anónimo disse...

Então os meninos socialistas ainda estão para aqui a mandar bitaites.
não a queriam por cá não é? Quem manda na DREC não é o vosso partido? Vocês sabem como se processam os concursos?Sabem do que estão a falar? mas falem falem que foi par isso que o vosso grão mestre das trapalhadas cá chamou os jornais todos.Não passam de perseguidores que perderam esta guerrinha de maneira legal e agora como já nada mais lhes restava chamaram os jornais. mas não percam tempo que ja todos sabemos como trabalham. Se houve ilegalidades a TAL PROFESSORA ANÓNIMA que se queixou que se queixe a quem de direito.
Pobres anginhos que não destinguem politiquices de coisas séris.Já agora o joão Luís Pinho foi para os Países baixos com cunha de quem?
Tenham vergonha

Anónimo disse...

Pois parece que a sra Lurdes costuma tirar o Reigota do sério nas reunões de Câmara.Diz que o homem fica tão pocesso que até manda murros na mesa e tudo. dizem que ela tem a mania de lhe fazer perguntas difíceis sobre obras particulares e sobre amigos dele como o Gaiola e o Tibério.Dava-lhe um jeitão que ela fosse recambiada para o interior. Não era Sr. Presidente? Já o deixou aflitinho algumas vezes o coitado. Que chatice...afinal ela fica por cá...estava tudo a correr tão bem.
Chamou então os jornalecos para dar escândalo. Cuidado que nem todos são como a Múrias que o ameaçou e o senhor cedeu.
Ai não sabem? Perguntem à Isabel Múrias como é que o Joranal esteve para falir e de repente já não estava. Perguntem-lhe o que tinha ela de tão grave que ameaçou o O Dr Reigota e o jornal continuou feliz. Querem falar de aldrabices? querem mesmo ? Tenho muitas para contar.Todas dos executivos do Dr. Reigota.Parece que primeira Dama sempre teve uma letra muito bonita e escrevia bem.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Hei que esta questão da Lurdes Mesquita mexeu com as hostes dos PPD´S. Mas este concurso foi tão limpinho que não sei porque é que ainda falam nisto. Pelo que li a DREC mandou um fax na 6ª feira ás 21 h para a Secundária de Mira para se arranjar alguém até 2ª feira ao meio dia. Na 2ª feira às 9 h da manhã lá estava a senhorinha com a permanente feita toda abenairada para ir trabalhar...Engraçado, já tinha arranjado substituta para o seu lugar em Tábua há mais de 1 mês e só ela é que soube deste concurso durante o fim de semana! Esquesito não ? Afinal quem tenta mandar na DREC são os PPD´S. Juízo é que é preciso, para quem defendia a ferro e fogo ser uma defensora da verdade eis que surge mais uma trapalhada desta coitadita. Assim era muito fácil...e os outros professores que estão por Aveiro, Coimbra e Setúbal como eu ? Não temos o mesmo direito ? Eu não sou de ensino especial sou de matemática, mas se somos colocados temos que ir, agora com cunhas como esta ? Acho que se devem queixar pois têm razão para isso e dar a cara. Agora o Prof.Reigota chamar os jornalistas a Mira, minha senhora ele tem mais com que se preocupar do que com a Lurdes Mesquita, mas quem é essa senhora e o que representa ela para Mira ? Nada. O tempo dessa senhora já lá vai. Ah e este blog não é interessante ? Estão com dores? O do João Carlos Rua é melhor ? Ele só lá mete os comentários dos PPD´S.Incomoda-vos não é ? Relembro que quem venceu as eleições foi o Prof. Reigota. Deixem-no trabalhar...os PPD´S só servem para empancar as coisas....atrasados.É assim que querem que Mira vá para a frente ? Tenham vergonha na cara...só andam bem é com pintelhiçes para fazerem atrasar as coisas...Eu também sou professor e estou colocado em Setúbal e não me queixo e sei bem como tudo isto se passou. Não é que a Lurdes Mesquita atravéz do seu amigo da Região de Turismo do Centro conseguiu convencer o outro da DREC para ela ir para aí ??? Taxos e panelas é com os PPD´S. Falem dos contratos da Anabela Quitério e da Oriana. E da Fatita da Piscina ? E do filho da Glória no Parque de Campismo ? E da Joaninha ? E da sobrinha do Gabriel da Frada ? E da filha do Zé Colaço que desapareceu da Câmara e nunca mais ninguém a viu ? E olhem que o namorado da vereadora já não trabalha há quase 2 anos pois foi operado e está de baixa e está numa empresa de peças de automóveis. Não tentem passar a mensagem de que ele está a trabalhar na Câmara, deixem de ser aldrabões. E a DRª Helena está na Câmara sim senhor...porque é uma pessoa de confiança, a moreira acabou o contrato e como não era competente foi para rua mas vaga teve de ser ocupada.E eu lembro-me bem que nesta altura os PPD`S é que chamaram os jornais cá a Mira. Querem mais ???

Anónimo disse...

Lamentável e vergonhoso,
para o país e, em especial para a nossa "terrinha"!
Adriana Terrível

Anónimo disse...

Quer dizer então que havia mesmo falcatrua no meio disto ? Parece que anularam o tal convite que fora feito á Lurdes Mesquita...Que cambalacho que aqui estava armado...Olha se os docentes não se manifestassem lá estava esta senhora lá em Mira a dar aulas...

Anónimo disse...

o exemplo desta senhora (?) retrata bem o caracter e a moralidade da maioria dos nossos políticos. de certeza que houve jovens que se aperceberam desta situação, pois quando Mira é mencionado em jornais de certeza que o assunto é badalado. eu questiono se este tipo de gente não tem vergonha do exemplo que dão do que é ser político em Portugal? Não era assim que as coisas deviam ser. Tenham VERGONHA...
aproveito para criticar quem põe posts a maldizer de outrém e não assina. assim, quem é mencionado não sabe se vêem de pessoa idónea.
Rui Tomé