quinta-feira, outubro 19, 2006

II Jornadas Ambiente e Moinhos da AAMARG

Decorreu no passado fim de semana, no Aparthotel Miravillas, mais uma Jornada Ambiente e Moinhos da AAMARG, este ano sob o tema: Acção 21 - Novas Estratégias para o Ambiente
Durante a manha do dia 14, e nas instalações da unidade hoteleira, decorreram varias actividades entre as quais: Exposição de fotografias e posteres, Palestras e debates, tudo isto acompanhado no final por um almoço regional e por musica tradicional. Durante a tarde decorreram ainda actividades de educação ambiental, seguidas de palestras e de uma sessão de encerramento, o dia terminou com um magnifico convivio cultural e musical nos Moinhos da Fazendeira, algo que esta associação já nos tem habituado, e que sempre demonstra a força e o cultura da gandara...
Os objectivos das Jornadas deste ano:
"O desafio global para o desenvolvimento sustentável empreende uma harmonia entre toda a sociedade, a economia e o ambiente. Só uma maior intervenção da população local, suas autarquias e das associações permitirá o aperfeiçoamento para a sustentabilidade e consequente melhoria da qualidade de vida e do ambiente para esta geração e futuras. Esta Jornada pretendia sugerir novas estratégias e caminhos a adoptar para a sustentabilidade local, na esperança de não hipotecar necessidades futuras, bem como conhecer o diversificado património natural e cultural da região e suas potencialidade para o desenvolvimento do eco-turismo.
A comemorar o décimo segundo aniversário a AAMARG realizou este encontro, contando com diversos especialistas nacionais, para abordar e debater temas actuais, estudos e acções. Era dirigida a estudantes, técnicos e toda a população neste desafio global de participar no desenvolvimento sustentável da Região.
Com esta actividade a AAMARG mostrou, mais uma vez, a sua força e a energia que aplica na defesa dos valores culturais e ambientais da Gândara. Criticada por alguns (poucos) e amada por muitos, esta ainda jovem associação que visa promover a defesa e conservação do património natural ou construído, depende quase exclusivamente da participação dos seus sócios e amigos, tem sede em Mira, e é sem dúvida uma das mais activas associações ambientais da zona centro do país.
Faça se sócio voçê também, pois ao inscrever-se na AAMARG você está a contribuir para: promover, dinamizar e divulgar a cultura, a molinologia e o meio ambiente; incentivar projectos de requalificação ambiental e de recuperação de moinhos; alertar para os problemas culturais, ambientais e de saúde pública; promover postos de trabalho a bem de um melhor ambiente. Ao ser sócio você fará parte de uma importante associação regional, sem fins lucrativos, para a promoção e conservação do meio ambiente, que conta com cerca de 800 sócios... e sempre, sempre a crescer.
(João Luís Pinho)

5 comentários:

Anónimo disse...

PARABENS á AAMARG por mais este aniversario e pelas magnificas Jornadas
Continuem por que estao a trabalhar bem

Carlos Monteiro disse...

Em primeiro lugar a minha satisfação e o meu reconhecimento pelo óptimo trabalho elaborado pela AAMARG, no nosso concelho.
Como devem calcular gostaria e deveria participar mais neste tipo de actividades desenvolvidas por esta associação, mas, com muita pena minha, o tempo que me resta também é dedicado ao mesmo objectivo, pois faço parte do GEOTA.
O GEOTA apoia o desenvolvimento do movimento associativo, por isso tem investido esforços significativos na organização do movimento associativo de ambiente em Portugal.

Mas eu não estou aqui para falar do GEOTA, mas sim da AAMARG e da sua importância neste concelho com recursos naturais importantes a defender. A sua importância sócio-ambiental, representa valores inestimáveis aos cidadãos, bem como ao Município de Mira, realizando inúmeras acções de sensibilização, junto de escolas e população, ao longo de todo o Concelho, promovendo a educação ambiental.
A educação ambiental, para mim, sempre foi a mais importante área de intervenção, porque a mudança de mentalidades é a chave para uma sociedade viável em termos ambientais.
A educação é a base para o desenvolvimento de qualquer país, tanto quanto para o desenvolvimento da personalidade do ser humano.
A partir da aprendizagem e do conhecimento, as pessoas adquirem bases para exigir os seus direitos e cumprir seus deveres, ou seja, desempenhar seu papel de cidadão, fundamental para a solução dos problemas sociais, económicos e ambientais.

Outro tema importante abordado pela AAMARG, foi o desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável é sem dúvida o maior desafio e a maior oportunidade para a nossa sociedade em termos de desenvolvimento.
O conceito de Desenvolvimento Sustentável é, normalmente, definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico, estimulando políticas macroeconómicas mais favoráveis ao meio ambiente e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

No nosso Concelho, ainda estamos longe de cumprir estes compromissos, mas as tentativas já começam a aparecer, o que é um bom sinal; porém, devemos tomar providências urgentes no sentido de desenvolver em todos os cidadãos uma consciência alicerçada numa ética ambiental voltada para a criação de um Concelho moderno e sustentável,. Porque afinal, o concelho de Mira é nossa moradia, a nossa casa comum. Nela vivemos e provávelmente viverão os nossos filhos. Não é justo que lhe entreguemos uma casa em ruínas. Só assim poderemos ter a oportunidade de participar neste processo e fortalecer as esperanças para que o desenvolvimento sustentável seja possível.

Termino com o meu agradecimento à AAMARG, pelo empenho, ao longo destes 10 anos, na sua participação no exercício de cidadania, que é fundamental na construção de um concelho mais justo e em harmonia com o ambiente.
Aproveito para enviar um grande abraço, ao meu amigo João Luís.

Carlos Monteiro

Anónimo disse...

Algume me sabe dizer se a Lurdes mesquita sempre ficou colocada em Mira? E a menina Glória? sempre lixou os amigos todos que estão na mesma situação que ela lá na Câmara? Já ninguém quer falar disso? Então Sr.jooão Pinho, não diz nada Àgente? Foi-se embora a menina Lurdes de malas feitas pra Tábua? E o filho do Zé Gato? Foi algum do PSD que também o colocou como motorista na Câmara?

Anónimo disse...

Viva a AAMARG
Força amigos do ambiente estao no caminho certo

Mais actividades, mais campanhas, mais participaçao popular é o que vos desejo

L.S.

Anónimo disse...

Força AAMARG ! É destas e de outras como a Câmara tem apoiado que o nosso concelho precisa. Vamos acabar com a cusquovelhice e a politiquice porca. Parabéns !!!