terça-feira, outubro 10, 2006

Para uma Reflexão

dedo na ferida

"É fundamental a criação de um juízo de censura , de um desejo de punibilidade existente na consciência moral do homem médio, que por isso deve ser sensibilizado para o problema". As palavras são do novo procurador -geral da República, Pinto Monteiro, sobre o combate à corrução.
E são palavras certeiras porque, por muitas leis e investigações que haja, essencial mesmo é criar um clima. Um clima que gere a convicção de que os crimes são punidos e os "grandes" não se safam, um clima que crie sentimentos de repulsa pela corrupção, a começar pela pequena corrupção.Não se julgue, porém, que é tarefa fácil.
É um problema profundo de educação, que seguramente demorará muito tempo a alterar. É uma aprendizagem que pode começar na escola, onde é preciso que os alunos saibam que não devem copiar. É uma aprendizagem que pode ser levada para a estrada, onde se excede o limite de velocidade se a Polícia não estiver por perto. Esquecemo-nos que não se deve copiar, que o Código é para cumprir mes mo quando a Polícia não está a ver. Esta aprendizagem vai ter de se estender aos locais de trabalho e a pequenos gestos do nosso dia-a- dia, aparentemente sem importância mas que criam um clima desculpabilizante. Vivemos enredados em práticas de gravidade diversa que tendemos a desculpabilizar. Falta-nos o "juízo de censura", uma medida ética. E não sendo desejável que cada um de nós se torne no polícia do vizinho, a verdade é que esse juízo e essa medida seriam suficientes para eliminar comportamentos que minam a vida em sociedade, suficientes também para viabilizar tanta investigação que esbarra em fintas em vez de contar com a colaboração.
Pinto Monteiro pôs o dedo na ferida. A verdade é que ele vai ter de fazer o seu trabalho com as condições que há. Bom será que, numa próxima geração, outro PGR jánão sinta necessidade de alertar para o problema..." (inJN)

12 comentários:

Carlos Monteiro disse...

O Estado Português dá mostras de que o seu sistema imunológico não consegue funcionar na detecção da corrupção, parece estar em metástase onde os (tumores) se espalharam nos órgãos vitais da sociedade. Nas três esferas de poder, podemos ver demonstrações melancólicas da deterioração das instituições democráticas.
Eles são: apitos dourados, Autarcas corruptos, funcionários públicos corruptíveis, Empresas fraudulentas etc....
O pior da crise é que parece que o próprio organismo do Estado não consegue soluções eficazes no combate à doença. Ao contrário, os seus agentes imunológicos parecem tomados por uma disfunção auto-imune onde se devoram entre si, em vez de se unirem no combate à doença fatal.

Metáforas à parte, o fato é que se quisermos defender a democracia portuguesa deste grave risco, temos que organizar as forças presentes na sociedade para que se induzam políticas públicas eficazes, reforçar a resistência da sociedade e se diminua a tolerância com agentes corruptos.

O combate à corrupção, portanto, é antes de mais nada uma acção em escala na defesa da democracia. Se o cidadão comum se sente impotente diante da devastadora disseminação desse mal, novos actores sociais representativos do interesse colectivo devem colocar-se em ferrenha luta contra esta doença desestabilizadora. O Procurador Geral da República é uma peça-chave na defesa da democracia, na defesa da justiça, na responsabilização das instituições públicas, na sua qualidade e no seu comprometimento com o interesse comum acima de tudo.

Mas esta é a hora de um crédito de confiança, mesmo porque, uma das peças mais fundamentais para o sucesso deste órgão é a divulgação dos seus resultados. Oxalá o PGR venha a juntar esforços nessa nova cruzada de combate à corrupção e produza novos anticorpos na sociedade que possam determinar uma outra qualidade na gestão do bem público e na qualidade de nossas instituições.

Carlos Monteiro

Anónimo disse...

ALMA DE DEUS

Concordo consigo sr Carlos Monteiro. O sr paresseme cério. no entanto tenho ouvido uns zums zums sobre um negocio entre uma açociassão de jovens cristaõs que comprô uma casa para a dita por 35 mil contos de reis!? em portomar.será verdade? alguem confirma isto ou é estória? e paresse que a casa até pertencia a outra açociassão e ninguem lhe preguntou nada sobre o açunto... e quem vendeu até tem uma imoboliaria aberta...
isto cheira-me a esturro. quem está a querer que isto seja um segredo tipo de nossa sra de Fátima? que ricos cristões os jovens e o santo milagreiro de Protomar que vendeu, vão bater no peito à miça e depois é venha a nós. á aqui coisa aposto.
e o que é estranho é ninguem falar nisto netes blogs todos de Mira. Alguem teem o rabo trilhado??

Anónimo disse...

ai esta o verdadeiro akele que so faz bem
se soubesse de algo ja o tinha dito, nao vinha para aqui mandar farpas á malta, ou voçe é daqueles que so fala por detras?
Diga lá homem.
Ou ler o que escreve o Monteiro deu lhe vontade de desabafar, veja lá nao ande ai embuchado. Isso ainda lhe faz mal.
O melhor é escrever pros blogs a dizer tudo o que sabe, e todas as falcatruas que andam por Mira, mas atenção quem anda á chuva molha se.
Até porque eu tambem sei de algumas, e mais nao digo

Anónimo disse...

Quer dezer que anda por ai bicho a robar galinhas á malta, serão do Maduro ou do Reigota?
a malta de Portomar agora é que ta bem Ja tem dois Gregos la dentro, um ja meteu a melher, so falta a prima ir tamem. agora inda mais esta associaçao
toma raio

Anónimo disse...

É a lei da vida. Quando se tem dinheiro a pontapé vive-se á grande e á francesa mas quando falta a guita...Isso também acontece aos colaços de Portomar. Aquilo deu o badagaio e agora é um tal querer fazer dinheiro para pagar as dívidas que para aí andam. Vejam bem que ele foi oferecer a casa ao grupo de jovens de portomar.E o grupo de jovens fez muito bem, já que os sportinguistas se estavam a cagar para a sede e nunca mais a abriram vendeu-a a quem merece. Eles pediram um empréstimo e pronto...compraram e fiador arranjaram-no logo...A pobreza também chega aos ricos...é a lei da vida...

Anónimo disse...

É a lei da vida. Quando se tem dinheiro a pontapé vive-se á grande e á francesa mas quando falta a guita...Isso também acontece aos colaços de Portomar. Aquilo deu o badagaio e agora é um tal querer fazer dinheiro para pagar as dívidas que para aí andam. Vejam bem que ele foi oferecer a casa ao grupo de jovens de portomar.E o grupo de jovens fez muito bem, já que os sportinguistas se estavam a cagar para a sede e nunca mais a abriram vendeu-a a quem merece. Eles pediram um empréstimo e pronto...compraram e fiador arranjaram-no logo...A pobreza também chega aos ricos...é a lei da vida...

Anónimo disse...

À anónima dos erros ortográficos:
Minha cara linda quando deres por ela estás com os teus superiores em cima e depois não queixes...

Anónimo disse...

ALMA DE DEUS

Essa dos sportingistas estaremsse a "cagar" pra sedde é uma anedota. o "benfiquista de portomar" sabia que à socios e outros que travalharam 3 ou 4 meses até ás tantas da madrugada e puseram ´pronta a utilizar agora plos jovens cristãos uma casa que estava a cair e a aprodrecer por dentro e por fora. o colaço dice aos sócoos que nunca faria como o zé luis e esse é que foi honesto podemos agora pedirlhe desculpas plo que se dice sobre ele quando não deixou fazer obras , o colaço dise que a casa não lhe era pressisa por pelo menos 15 anos. acham que se não foce assim a diressão gastava paresse que 3 ou 4 mil contos em obras fora a mão d´obra e o suor que saiu do rosto de mutios sé por carolisse?
os jovens cristões fiserammuito bem em apruveitar mas o grande critão colaço, coitado ele é um pau mandado , que até e´´ sportingista porque é que nao perguntou ao nucleo do sporting que gastou tanto dinheiro e trabalhou para pór uma casa podre em nova, se eles queriam a casa? ou o dinheiro do nucleo do sportingue é diferente do dinheiro da javentude cristãos?
pode não aver nada mas como dis o outro "á mulher de césar nãobasta sê-lo é também preciso parecê-lo"

aqui é que a estoria està mal contada mas daqui a uns tempos tudo vai ficar ás vistas....

vamos aguardar e ficar atentos a esta nobela que agora só está a comessar...

á e essa coisa de "falta de guita" até parece brincadeira. não sejamos ingenuos...
ó benfiquista deves ter alguma percentagem não?

Anónimo disse...

Colega ALMA DE DEUS, aquilo que diz já toda a gente comenta em Portomar.
Sei o que custou trabalhar para mudar aquela casa que estava velha, o que custou fazer aquele pátio exterior, as pinturas, o pôr paredes a baixo para fazer a sala de convívio! Lembro-me até dos Colaços na primeira fila para a fotografia, quando foi a inauguração pelo Dias da Cunha e dos quase três mil contos lá gastos e de todos quantos se empenharam e deram horas para pôr aquela casa degradada por dentro e por fora naquilo que é hoje. Eu gostava de perguntar, como sócio do Núcleo Sportinguista, quantas prestações daria pagar os 3 mil contos que lá se gastaram?
Como é que o Zé Colaço e alguns membros da família que fazem parte da direcção, não perguntaram se nós (Sportinguistas de Mira) queríamos ficar com aquele espaço (como diz o ALMA DE DEUS "o dinheiro do Núcleo é diferente do da Juventude Cristã"?).
Eu também sou daqueles que ouviu o Proprietário dizer que entre 10-15 anos não precisava da casa.
Há em mim um sentimento que não consigo descrever sem utilizar termos que classificariam esta atitude do proprietário (de direito, penso que tem escritura da casa!) e a direcção do Núcleo fica com um ónus que nunca lhe vai sair das costas e sobretudo pq há elementos na direcção interessados numa das partes.
Isto nunca vai ser esquecido pelos Sportinguistas de Mira, por mais que o Proprietário dê prendas, lanches, bilhetes, vá a missas e missotes.
De fora fica o Mov. Juventude Cristã disto tudo, segundo parece foi-lhe proposto o negócio pelo Proprietário e eles aproveitaram e muito bem.
Mas para os Leões honrados haveria de estar presente no momento em que ignorou os outros Leões, o nosso lema:

ESFORÇO, para cumprir o que se comprometeu com a direcção.

DEVOÇÃO, para com os princípios do nosso grandioso clube.

e

GLÓRIA, que nunca mais há-de ter e nunca mais um Sportinguista em Mira lhe reconhecerá.

RAPAZIADA, CANTEM TODOS COMIGO
VIVA O SPORTING! SPORTING! SPORTING

Anónimo disse...

Claro que no texto anterior faltou a:

DEDICAÇÃO, mas foi propositadamente, pq para quem enche tanto o peito para falar do seu "amor à causa Sportinguista" jamais poderia de ter deixado de dar ao Núcleo que ajudou a criar, uma tanta falta de dedicação, a troco não se sabe bem de quê...
Mas em breve saberemos!

Anónimo disse...

ALME DE DEUS

este selencio sobre este açunto diz tudo sobre as néboas que este negossio tem. e o amigo que diz que concorda com o que eu dise é porque já oubiu alguma coisa e tambem ouvi. mas a corja de sangessugas que andam á volta do homem precisam de dinhueirito prós seus baidosismos prós pópos e prós das suas intresseiras e maneqins ambulantes quais cobras que se trimcassem a lengua morrião embenenadas. mas o qué pressiso é que a malta se ame uns aos outros...

Anónimo disse...

nao que queira ou seja interessado na bezerra, mas contem lá essa estoira bem contada sobre essas vendas e rebendas.

Ca pra mim se o Maduro ainda estiv se na Cambra isso estava noutros preparos, o Alm de deus é que sabe de tudo
ai os garotos