quinta-feira, outubro 12, 2006

Será o Turismo importante para Mira???


Será o sector do Turismo importante para o desenvolvimento do concelho de Mira?

Num recente comunicado do ministro António Costa, em que a temática era mais uma vez a proposta de Lei das Finaças locais, foram apresentados valores respeitantes aos municipios mais ricos do pais, aqueles que irao dar aos municipios mais pobres parte das suas receitas, (bem ao estilo do Robim dos Bosques, ou do nosso Zé do telhado), tendo o ministro feito o seguinte diagnóstico:

“Quando analisamos o montante que cada município recebe de impostos locais por habitante, constatamos uma variação entre um máximo de 790 euros em Loulé – quatro vezes a capitação média nacional, que é de 184 euros – e um mínimo de 31 euros por habitante em Cinfães, 25 vezes menos do que em Loulé”, mas desse diagnóstico também surgiram outras conclusoes, vg: "do universo das 27 autarquias mais ricas do País, 12 delas sao do Algarve (regiao que tem apenas 16 municipios) ", ora facilmente se constata que 75% dos Municipios do Algarve são "ricos", e que do universo dos municipios mais ricos do pais 44% sao municipios do Algarve. O que nos leva a outra conclusão, é que sendo a principal fonte de receitas destas regioes o Turismo, este é certamente um dos principais "clusters" do desenvolvimento regional.

Ora entao porque não promover mais o Turismo em regioes de parcos recursos economicos? Nao se pretende certamente ter mais Algarves por esse pais fora, porque certamente o Algarve tambem tem os seus problemas. Mas poderemos tirar conclusões uteis, para todos.
Mira possui recursos e potencialidades turísticas extraordinárias sobre as quais se tem vindo a desenvolver uma actividade economica relevante e com peso crescente na economia local (veja se o desenvolvimento da Praia de Mira nas ultimas décadas) e apresenta caracteristicas que permitem desenvolver o “cluster” Turismo-Lazer como um sector estratégico prioritário para o concelho. A estratégia de promoção e desenvolvimento deste “cluster” deve atender às múltiplas dimensões do sector, nomeadamente o potencial para aumento das receitas, para o combate ao desemprego, para a valorização do património natural e cultural da regiao, bem como para a melhoria da qualidade de vida dos mirenses e para a atenuação das assimetrias existentes entre o interior do concelho a as zonas costeiras.
O futuro do sector turistico em Mira passa por uma perspectiva de sustentabilidade ambiental, económica e social, no quadro de um novo modelo de desenvolvimento do turismo que privilegie a qualidade, seja em termos de ambiente do destino turístico, seja no que refere aos empreendimentos e serviços turísticos.
Joao Luis Pinho

12 comentários:

Anónimo disse...

Pois é importante, claro que se sim. Vese como ta a Praia de verao quando estao ca turistas limpa e bem arranjada e como esta durante o resto do ano.
O nosso presidente devia apostar no turismo e na praia porque é ela que nos mostra a Portugal inteiro.
acho muito bem que remodelem o parque da praia porque ele esta muito desorganizado e assim so se perde dinheiro

Maria

Anónimo disse...

Srª/Menina Maria

O sr presidente nao deve apostar só na Praia de Mira, mas no concelho todo.
Deixemos de ser tão bairristas, o concelho ja é pequeno não precisamos de o fazer ainda menor com essas divisões sem sentido.
Tal como a Praia tambem os Carapelhos, oSeixo, a Lentisqueira, o Arneiro, Cavadas , Colmeal etc tambem eles precisam de ser desenvolvidos e apoiados. Os turistas como disse o Sr. Pinho ja nao procuram so a Praia tambem querem ver a matas, as lagoas, a natureza que nos temos e que e tao linda, enfim o resto do concelho. Todos precisam de ser promobidos.

Carlos Monteiro disse...

Estamos a assistir ao início de um processo de crescimento económico claramente marcado pelo turismo, tendo-se mesmo assistido, a uma verdadeira explosão turística, em especial no litoral, que conduziu a um grande crescimento imobiliário nas áreas costeiras. A especialização económica, em termos de turismo, daí resultante, aliada à necessidade de gerar divisas, reforçou a contínua concentração de equipamentos para o uso turístico e levou a uma sobrecarga na utilização dos nossos recursos naturais.

Actualmente, esse modelo de crescimento turístico foi ultrapassado por uma visão de sustentabilidade que, com todos os seus efeitos multiplicadores, apela à qualidade e simultaneamente reforça a competitividade do destino turístico.

Nessa perspectiva, no Concelho Mira, deverá proceder-se, a um plano de turismo sustentável, com uma avaliação e actualização em função das nossas realidades e dinâmicas regionais.
É necessário que sejam introduzidas novas medidas e acções com vista ao desenvolvimento de um turismo sustentável e ao incremento de novos padrões de qualidade que possam, médio e longo prazo, dinamizar uma nova filosofia de actividade turística.

O turismo deve ser planeado e gerido de uma forma sustentável, tendo em conta a protecção e utilização económica adequada, do ambiente natural e humano das áreas envolventes.
Durante todas as fases do desenvolvimento do turismo, deve ser levado a sério um programa de avaliação cuidadoso, elaborado pelo Município, de modo a permitir a que a população local, possa tirar partido das oportunidades ou se adapte às suas alterações.

Carlos Monteiro

Anónimo disse...

Não o turismo não é importante para Mira. è importante só para as pessoas e os autarcas que têm visão e compreendem que o desenvolvimento passa pelo turismo. Turismo deve ser atrair com cabeça o público que nos consiga deixar dinheiro nos cofres. Hoje o que se passa no nosso concelho é 3º mundo com vontade de armar aos cágados: lixo, moscas, barulho, desordenamento. E concelho não é só Praia...
Basta olhar à nossa volta e ver como há sitios harmoniosos e com um desenvolvimento turístico saudável. Mas estamos a falar de concelhos com cabeça, regidos por autarcas com cabeça, que pensam o que dizem e meditam nos assuntos do desenvolvimento com capacidade de gestão.
Turismo em Mira? Como se pode pensar em incrementá-lo se até hoje não houve um único presidente de cãmara que soubesse verdadeiramente o que é necessário fazer para o incrementar? Que pegasse num carro da camara que gasta tanto em combustivel a andar ás voltas pela figueira e não só e desse um salto até ao Algarve - não é pedir muito - e chegasse a Vilamoura para observar com olhos de (ao menos) médio observador e compreendesse que a limpeza e a jardinagem são fundamentais?
Para se desenvolver o Turismo em Mira é preciso ter uma postura de expert para transformar a lixeira que o nosso concelho hoje é numa miragem ideal que teria de vir a ser.
Turismo é muito importante sim senhor, mas infelizmente não é para nós, para o nosso concelho. Infelizmente para nós.

Anónimo disse...

Nao seria preciso ir tao longe, mas de facto, e apesar de nos ultimos anos os nossos autarcas terem feito bastantes promessas, o certo é que o negócio turistico em Mira está cada vez pior, e nem Miravillas se safa.
Deveriam fazer mais e melhor (até era um slogan de campanha) pelo turismo, estudar bem quais sao os problemas mais graves e depois resolve los. E neste caso a Praia de mira tambem tem culpa, porque querem ganhar num mes e meio pra o nao inteiro, e isso nao pode ser, ainda pior é que a qualidade fica muito aquem das expectativas, é ás vezes é mesmo um engano para o turista.

Anónimo disse...

FALAM FALAM MAS NOS VEJO A FAZER NADA

O PROJECTO DE TURISMO PA PRAIA FEITO NO TEMPO DO MADURO E QUE JA AI ESTA, AFINAL NAO ERAM SO DESENHOS

A LOTA IDEM

MAIS E MELHOR QUE? SO MAIS LIXO MAIS PORCARIA POR TODO LADO

Anónimo disse...

Bem ou mal estao a fazer alguma coisa.


E PRECISO TER CALMA E DEIXAR OS HOMENS TRABALHAR... AS SERÃO SÓ DAQUI A UNS ANOS

Mas podiam tomar de exemplo a Camara Municipal de Cantanhede, e o que tem feito pelo Turismo em Ançã, praia da Tocha, etc etc onde os turistas tem melhores condições e melhor qualidade aquando das suas estadias na região

Maria

Carlos Monteiro disse...

Senhor Barnabé,

O seu blog de noticias, é uma página onde encontrei espaço para escrever porque gosto, permitiu-me tomar contacto com algumas pessoas que escrevem muito bem e cuja leitura me dá prazer. Permite-me também expressar as minhas opiniões sobre o quotidiano que (sempre e hoje cada vez mais) exige ao cidadão que não é amorfo que não fique calado.

Embora entenda que todos os comentários, sejam eles de que estilo ou de que sensibilidade forem, devem ser publicados, penso que faz muito bem analisá-los antes de os publicar. No entanto, gostaria de lhe transmitir que não estou a gostar nada de ver os meus comentários, envolvidos com algum lixo que o senhor deixa passar. Estou-me a referir ao senhor anónimo das 11.50, porque se trata da ignorância à flor dos dedos por detrás do conforto do anonimato virtual, é como levantar um tapete persa numa sala resplendorosa e ver por debaixo do trapo, que nos custou os olhos da cara, todo o esterco acumulado e subtilmente disfarçado.

A ausência de ética na nossa sociedade é enorme e esconde-se atrás do biombo da demagogia verbal. As pessoas para postar um comentário deste tipo, devem apresentar factos e não parvoíces.

Carlos Monteiro

Anónimo disse...

DE VERÃO,DIARIAMENTE, VÊM MILHAR DE PESSOAS PELO IP5 PASSAR UM DIA AGRDÁVEL À PRAIA DE MIRA.É A ELEITA DAS PESSOAS DO INTERIOR.ACONTECE QUE SEGUNDO OS CEREBROS PENSANTES DO NOSSO CONCELHO ESSAS PESSOAS NAO TERÃO DIREITO A FÉRIAS. SONHAM COM VILAMOURAS NUM SÍTIO ONDE DECIDIDAMENTE ELAS NUNCA VÃO ACONTECER. EU PERGUNTO:QUANTO CUSTA UMA CASA NA PRAIA NO VERÃO? QUANTO CUSTA UM CAFÉ? QUE ELTERNATIVAS TÊM AS PESSOAS AOS ANEXOS ALUGADO POR 1250 € 15 DIAS? ALGUÉM JA ESTÁ A FAZER ALGUMA COISA:O EXECUTIVO MADURO PROMOVEU AQUELE GRANDE PEROJECTO DE REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE DE CAMPISMO E O EXECUTIVO REIGOTA VAI LEVÁ-LO PRA FRENTE E MUITO BEM.
TEMOS A PISTA CICLOPEDONAL.FOI FEITO UM APOIO DE PISTA QUE SERIA O PRIMEIRO DE OUTROS. TEMOS UMA INFRAESTRUTURA UNICA NO PAÍS E NAO PODIA ESTAR PIOR APROVEITADA.
TIRO AGUI O MEU CHAPÉU À AAMARG PORQUE É AÚNICA ASSOCIAÇÃO QUE PROMOVE O QUE TEMOS. SERÁ QUE NÃO HÁ NINGUEM NA CÂMARA CAPAZ DE INICIATIVAS QUE LEVEM AS PESSOAS A ZFER ESTE TIPO DE COISAS? PARA OS TURISTAS NO VERÃO: VAMOS A QUALQUER SITE DE QUALQUER CÃMARA DAQUELAS QUE REALMENTE ESTÃO A APOSTAR NO TURISMO E ENCONTRAMOS LOGO PROGRAMAS INTERESSANTES NA NATUREZA ( DESPORTOS RADICAIS E OUTROS). AQUI O QUE FAZ A NOSSA CAMARA? PARA QUE TEM UM SEM NÚMERO DE TÉCNICOS DE ANIMAÇAÕA SÓ PARA PROMOVER ACONTECIMENTOS MEDIÁTICOS PARA OS POLÍTICOS? E CULTURA ? O QUE TEMOS TIDO ULTIMAMENTE? TEMOS A NATUREZA QUE FOI NOSSA AMIGA E BRINDOU-NOS COM PAISAGENS MAGNIFICAS (DAQUELAS QUE VENDEM TURISMO) MAS NÃO SABEMOS APROVEITAR NADA.E ACULPA É DE TODOS. EXECUTIVO MUNICIPAL E COMERCIANTES.
AINDA TÊM BRILHANTES IDÉIAS COMO VEDAR UM PARQUE (?) E TAXÁ-LO COMO SE ELE OFERECESSE ALGUMAS CONDIÇÕES A QUEM LÁ DEIXA OS CARROS.
ASSIM VAI SER DIFÍCIL
E NAO ME VENHAM COM SUSTENTAIBILIDADE E CLUSTERS E OUTROS LUGARES COMUNS. FALEM DE COISAS CONCRETAS.
É QUE OS SENHORES QUE NOS GOVERNAM PARECM NÃO ENTENDER ESSE TIPO DE TEXTOS

Anónimo disse...

Actualmente, esse modelo de crescimento turístico foi ultrapassado por uma visão de sustentabilidade que, com todos os seus efeitos multiplicadores, apela à qualidade e simultaneamente reforça a competitividade do destino turístico.
E DISCUTIRAM ESSE MODELO PARA MIRA COM QUEM ??? COM OS BOTÕES DE CADA UM ?SÓZINHOS ??FALEM COM A POPULAÇÃO DO CONCELHO ..DESDE DA PRAIA ATÉ Á LENTISQUEIRA QUE VOS DEU A VITÓRIA EM OUTUBRO AO ANO PASSADO .....
MELRO SEM PIO

Anónimo disse...

Ao sr. anónimo das 16.52 (dito Melrosempio)

Creio que ainda pouco se discutiu sobre esse assunto em Mira, de facto. Contudo ja existe algum trabalho académico elaborado em que se analisa a situaçao concreta do nosso concelho (ver Albuquerque, H., Uma proposta de Turismo sustentavel para Mira, CMM 2005, ou Varios Autores,Bases para a Estratégia de Gestão Integrada da Zona Costeira Nacional, Jan.2006, entre outros) e, concerteza poderá dai extrair algumas ideias.
De qualquer forma, e sabendo da importância do trabalho académico, bem como da importância da participação da sociedade nestes assuntos delicados, tomei a liberdade de enviar este texto sobre a importancia (ou nao ...) do Turismo para Mira. Tentando assim despoletar nas mentes menos inqietas algum sentido de analise critica, procurando sempre atingir um conhecimento cada vez mais profundo sobre esta temática, e nao impor qualquer modelo para o nosso concelho.
Com isto se começa a levar o tema á população, não falamos de facto só com os nossos botoes, até porque a "umbigoescopia" nao resulta.
Mas uma coisa é certa, quando os modelos actuais começam a revelar se infrutiferos, revelando bastantes deficiencias quando comparados com outros modelos, algo estara errado. E cabe nos a nós entao a ardua tarefa de construir, adaptar ou recriar outros modelos, pois só assim conscientes das nossas limitações e dificuldades poderemos aspirar algo melhor para estas terras em que crescemos, e em que gostariamos de ver os nossos filhos crescer.

Anónimo disse...

Sra Desilusão em pessoa

Não o turismo não é importante para Mira. è importante só para as pessoas e os autarcas que têm visão e compreendem que o desenvolvimento passa pelo turismo

O nosso presidente tem feito ja muito plo Turismo, podia fazer mais tambem e certo, mas comparado co que fez o otro presidente este ta melhor

Nao me identifico pq senao o patrao despedeme