quinta-feira, outubro 05, 2006

Nova lota para a Praia de Mira


Pescadores de arte xávega vão ter melhores condições Uma nova lota construída de raiz, quatro armazéns e todo o espaço remodelado é o resultado do projecto aprovado para a requalificação da zona Norte da Praia de Mira.
Autarquia, CCDRC e Docapesca assinaram ontem o protocoloMais de um milhão de euros vão ser investidos na zona Norte da Praia de Mira. Zona altamente degradada que, dentro de aproximadamente um ano, vai ter uma nova fisionomia. Os pescadores de arte xávega, informados sobre todo o projecto que vai transformar aquela zona, depois de alguma desconfiança, chegaram à conclusão de que esta empreitada, afinal, é imprescindível e benéfica para a sua actividade (ver depoimentos nesta página).O protocolo de cooperação para a requalificação desta zona da Praia de Mira foi ontem assinado entre as três entidades parceiras no projecto, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRC), Câmara de Mira e Docapesca.Na ocasião, João Reigota relevou a importância do projecto, que vai permitir não só a recuperação de toda aquela zona piscatória, «mas praticamente toda a alameda da Praia», que passará (depois da conclusão do empreendimento) a ser mais atractiva para o turismo, e captará outro tipo de interesse a quem visita a Praia de Mira. Ou seja, para Reigota, este investimento (mais um no concelho), significa «um importante passo no desenvolvimento das pescas».A Docapesca, por sua vez, através do administrador Joaquim Ortiz, lembrou que a sua empresa comercializa «em exclusivo» o pescado fresco em Portugal e, por isso, tem de operar em condições impostas pela União Europeia, ou seja, «com regras de higiene e segurança», o que não acontece, actualmente, com a lota da Praia de Mira.«Bruxelas exige que as lotas de pescado cumpram os requisitos a que são obrigadas e, por isso, abraçámos este projecto com satisfação», explicou Joaquim Ortiz, lembrando que a sua empresa «não tem a perspectiva do lucro imediato», mas sim de «utilidade pública». Por isso registou, com agrado, a iniciativa de a autarquia «ter decidido desenvolver este projecto».José Manuel Martins, vice-presidente da CCDRC relevou a necessidade da requalificação da zona Norte da Praia de Mira, não só face às necessidades de instalações de um posto de venda de apoio ao núcleo piscatório como, também, sob o ponto de vista do ordenamento, salientando que a pressão do mar é intensa, que está a regredir e a avançar e que este [mar] «vai constituir um perigo iminente nos próximos anos».«Este projecto é útil do ponto de vista do ordenamento, mas também do ponto de vista da segurança», referiu o responsável da CCDRC, sustentando que a projectada requalificação daquela zona piscatória da Praia de Mira vai ser útil, também, «para atrair turistas».

12 comentários:

Carlos Monteiro disse...

Mais um virar de página, na utilidade e na defesa da nossa orla costeira.
Situações como estas são sempre bem vindas, agora só falta demolir aqueles atentados degradantes que se encontram na nossa praia.
Temos que acabar com o estado caótico em que vivemos em termos de ordenamento. É necessário passar das palavras aos actos, colocar mãos à obra e corrigir aberrações, doa a quem doer.
Este projecto vem resolver uma parte dos problemas existentes, é uma opção técnica adequada e ajustada à requalificação da zona.
Com intervenções deste tipo, com execução de exemplos positivos, aos poucos, as pessoas reconhecerão a importância da preservação destas áreas sensíveis, tendo em conta as potencialidades turísticas e ambientais.
Este projecto foi importante para a população da Praia, que há cerca de cinco anos se sente abandonada e marginalizada.
No entanto há outros desafios que este executivo camarário tem pela frente, reconhecer que há muito a fazer no sector do turismo, tendo de assumir sem qualquer complexo, que não pretenderá atingir horizontes de futuro, com a sensação de obra inacabada.
Portanto deve avançar sem hesitações desnecessárias e sem delongas prejudiciais, para um patamar superior de qualidade e exigência de investimentos, o que não implicará, necessariamente, o quanto é necessário ainda o investimento em estruturas essenciais para o nosso concelho, promovendo o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população, oferecendo-lhe uma imagem de um conselho mais agradável.

Carlos Monteiro

Anónimo disse...

As zonas costeiras, e sobretudo aquelas mais vuneraveis como a regiao entre Aveiro-Quiaios,onde a costa de Mira se insere, desde sempre estiveram sujeitas a grandes ataques, quer das condiçoes climaticas, mas fundamentalmente ataques do ser humano enquanto animal depredador.
Basta observarmos os constantes ataques a que o sistema dunar tem estado sujeito.
E nao adianta responderem com imensas desculpas e argumentaçoes. A costa de Mira está como esta por culpa de nós seres humanos, porque deixamos fazer o que la esta, porque nao soubemos preservar o que deveria ter sido preservado, porque deixamos que todo o tipo de construçoes foi edificadas em cima de dunas, entre ouras. A culpa nao é so dos que fazem, é tambem daqueles que deixam fazer... por consequente tambem será nossa, enquanto comunidade e grupo.
Este exemplo de actuaçao certamente sera util para a comunidade piscatoria da Praia de Mira, e porque nao para o turismo.
Mas ja que falamos em turismo, que tipo de turismo pretendemos nos para Mira?
Sera que ainda temos essa ilusao que o importante é cativar essas centenas de escursionistas ao fim de semana, que simplesmente vêm agravar as parcas condiçoes que temos para receber turistas, e que a unica despesa que efectuam é um café (quando é...)?
Quando é começamos de facto a planear, a escutar, a ouvir os interessados?
Quando é que começamos a gravar nas nossas cabeças que para um turismo de qualidade em Mira temos que oferecer qualidade, nao o triste espectaculo que nos ultimos anos é dado ao Turista que nso visita.
Vamos tratar da nossa terra, que ha muito é afligida por patologias de destruiçao progressiva.
Como podemos exigir turismo se nao nos dedicamos a oferta turistica como deveria ser, onde estao esses planos relativos ao turismo. Onde estao os gabinetes, associaçoes ou grupos interessados que discutam o problema em Mira?
Promovam o bem estar social, desenvolvam a etnografia local, criem, produzam, façam algo. Deixem esse maramos de ideias e ponham se ao trabalho...
Coloquem pessoas responsáveis e que sabem o que fazem nos locais certos, deixem se criar postos para satisfazer vontades.
Ao trabalho Mirenses...

Anónimo disse...

É isso.A Câmara está a trabalhar bem. Os nossos pescadores precisam de condições. Já era tempo de alguém fazer alguma coisa por nós.Obrigado Sr. Presidente

Anónimo disse...

Meus amigos sabemos muito bem o porque da construção desmesurada...
Assim como sabemos o porque de certas pessoas ocuparem certos lugares...
Da mesma forma que sabemos o porque de muitas situaçoes que nos afligem...
O problema é que somos pessoas com defeitos tambem, e com medo. Medo do poder.
Todos sabiam da situaçao de uma senhora que ocupava um lugar que nao devia, alguem falou?
Todos sabiamos de irregularidades aqui e ali, mas nada dissemos.
Esta situaçao da lota será certamente benéfica para os pescadores, e outros interessados.
Mas tambem sabemos quanto é dificil gerir um concelho e nao param de surgir criticas que de construtivo nao tem nada.
A populaçao vai enxendo a medida, um dia ela basa... pode ser que ai algo mude, para melhor espero.

Anónimo disse...

Sabiam que este projecto é do anterior executivo?

Já esteve em exposição, assim como o projecto de requalificação do paruqe de campismo, no stand da Câmara nas festas de S. Tomé em 2004?

Isto não interessa?

»» Vamos ver se isto também vai ser censurado...

e se alguém pode dementir o indesmentível...

Obrigado, Dr. Mário Maduro pelo projecto e por se ter lembrado de nós.


LOBO DO MAR

Anónimo disse...

obrigado senhores presidentes da Câmara.
Falam tanto nos senhores que devem ter sido muito bons...

Anónimo disse...

Projecto do Mário Maduro ? Deixem-me rir. Tenham juízo. Quem fez o projecto foi o arquitecto David e agora em 6 meses após muitas reuniões e pressões por parte do Reigota na CCDR e no Ministério do Ambiente. Deixem de ser aldrabões. Como é possível não conseguirem ser gente séria ? Continuam a tentar fazer passar a mentira e a aldrabiçe, aliás como sempre o fixeram. As pessoas já vos conhecem. Mas quem foi o Maduro ???O que fez em Mira ? Muita asneira, isso sim. Regredimos 4 anos com a sua gestão incompetente. Não mudam nem um pouquinho. Só olham para o vosso umbigo.Oh gente pequena.

Anónimo disse...

DIGAM LÁ QUANDO É QUE O ARQUITECTO DAVID ENTROU NA CÂMARA, QUEM LÁ O PÔS E DE QUE ANO É O PROJECTO?

LOBO DO MAR

Anónimo disse...

Meus senhores deixem de medir... quem meteu este? e quem meteu aquele? Quer dizer que isso em MIra é assim? metem-se as pessoas na Câmara?
e como é que fazem isso, por compadrio? Ou por mérito?

Deixem se disso... procurem elaborar um texto concreto com ideias bem definidas, e nao andem com estas picuinhices. O Sr. Arq. faz o trabalho dele. os politicos tentam fazer o mesmo, e os senhores o que fazem? Dizem mal dos outros, destes, ou de ambos, e nesse entretanto alguns espertalhões vao engordando.

Atenção mirenses... eles ainda ai andam.

Anónimo disse...

VEJO QUE A RESPOSTA FOI RÁPIDA.

MAS NÃO SE OFENDAM.

O QUE EU QUIS DIZER NÃO FOI SE O DITO ARQUITECTO MERECE OU NÃO LÁ ESTAR. E QUEM OU QUANDO ENTROU NA CÂMARA. EU ACHO QUE MERECE O LUGAR QUE OCUPA E JUSTIFICA-O COM PROJECTOS.

O QUE QUIS DIZER FOI QUE O PROJECTO VEM DO TEMPO DO ANTERIOR EXECUTIVO, ISSO É INDESMENTÍVEL E PÚBLICO, EU VI-O EM EXPOSIÇÃO NO STAND DAS FESTAS À CERCA DE DOIS ANOS.

NÃO DIGAM SÓ O QUE VOS CONVÉM.

SÓ ISSO!

OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

LOBO DO MAR

Anónimo disse...

GOSTAVA QUE TIVESSEM POSTO O MEU ÚLTIMO COMENTÁRIO SOBRE ESTE ASSUNTO DA LOTA E DO PROJECTO, ASSIM COMO DO MEU RESPEITO PELO ARQUITECTO DAVID E NÃO O FIZERAM.

PELO MENOS TÃO RÁPIDO QUANTO SE ATREVERAM A COMENTAR O OUTRO COMENTÁRIO MAS, ENFIM DEMONSTRA A VOSSA "IMPARCIALIDADE" E JÁ AGORA A VOSSA TÃO AUTOPROPALADA MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS... É QUE ESSE NÃO TINHA SEQUER NENHUM OFENSIVO COMENTÁRIO OU ATAQUE PESSOAL.

JÁ NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ISSO ACONTECE, E QUE SÓ VEM DE ENCONTRO E A DAR RAZÃO AQUELES QUE DIZEM QUE ESTE BLOG É APENAS PARA COMENTÁRIOS FAVORÁVEIS E DE ENCONTRO AOS VOSSOS PRINCÍPIOS.

LINDO EXEMPLO DE DEMOCRACIA!

ATÉ NÓS AQUI NA PRAIA SOMOS MAIS DEMOCRÁTICOS.


LOBO DO MAR

Administrador disse...

Ao caro sr. LOBO DO MAR e outros interessados.

Desde o surgimento deste blog foram moderados pelo autor dois comentários.

A gestao do blog esta a cargo do autor e este coloca os post ou comentarios segundo a sua disponibilidade (o que por vezes provoca demora no surgimento doc comentarios).

Portanto sr Lobo do mar, mais uma vez aproveito a oportunidade, e dirigo me tambem aos demais, tenham calma a julgar o proximo, o seu a seu tempo.

administração do MIRICES