quarta-feira, outubro 04, 2006

V Jornadas Culturais da Gândara dedicadas ao poeta Bingre


Depois de seis anos de interregno – a ultima edição foi em 2001 – vai se realizar mais uma Jornada Cultural da Gândara: a V.

Desta vez, terá lugar nos dias 4, 5 e 6 de Outubro, estando as principais actividades localizadas na nova Casa Municipal de Música, que como se sabe, foi tema bastante “quente” na última campanha eleitoral para as eleições autárquicas de Outubro de 2005: Durante 4 anos fechada, apenas foi inaugurada já no fim do mandato do executivo do Dr. Mário Maduro e que pela primeira vez será o palco principal de uma iniciativa cultural desta envergadura.
Recordemos que as anteriores edições destas Jornadas tiveram grande eco na sociedade cultural da região.
Este ano o tema principal serão as comemorações dos 150 anos da morte do Poeta Bingre, que viveu e morreu na Vila de Mira.
A Sessão Inaugural das Jornadas terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mira, com diversas intervenções ao “redor” do Poeta Bingre, seguindo-se uma série de iniciativas que terão lugar em diversos outros espaços, como por exemplo, Jardim Municipal e o Centro Cultural e Recreativo da Praia de Mira. O programa ainda inclui diversos debates sobre a História de Mira e da Região da Gândara.
Serão ainda apresentados dois livros de autores ou sobre temas locais: “É sempre tempo p'ra nascer” do poeta popular, amigo e sempre sorridente, Sr. JOÃO NOGUEIRA, que há muitos anos vive na Praia de Mira e ainda “Em Busca de Identidades Aspectos Etnográficos – Históricos de Mira” do Mirense, mas radicado na cidade de Leiria, Dr. Mário Cupido”, advogado de profissão.
Bastante interessante será a apresentação de um pão preparado de acordo com uma receita deixada pelo Poeta Bingre, em forma de um Poema, numa iniciativa e organização da AAMARG.
Mais uma vez e durante três dias, Mira vai ser o “Centro” da Cultura da Gândara”.

6 comentários:

Anónimo disse...

A cultura, apesar de muitas vezes esquecida por autarcas de todo o pais, continua a surgir de quando em quando por ocasiao desta ou doutra actividade.
Desta vez são os 150 do poeta Bingre...enfim tudo bem. Foi personalidade ilustre do concelho, poeta, e nao sei que mais (de certeza de que nao passou a vida a cavar batatas, ou a carregar redes na praia, senao nao era ilustre).
Mas verifico mais uma vez que a câmara municipal tem tido algum cuidado nestas coisas em que podem aparecer nos jornais, é sempre bom ter tempo de antena.
Gostaria tambem de ver o municipio promover assim outras actividades menos vistosas.
Gostaria tambem de ver uma vila mais organizada, e sobretudo de ver mirenses mais orgulhosos da sua terra e nao tao interesseiros.
Gostaria que os nossos politicos dessem primeiro o exemplo de sinceridade e correçao, e só depois viessem publicamente pedir aos municipes que acreditem neles.
Gostaria de muita coisa...

Sobretudo gostaria que o autor deste divulgasse isto

Anónimo disse...

Pela primeira venho visitar este blog, e fiquei surpreendido. Pensava que era um blog em que se promovia so a Câmara e o seu ilustre presidente, mas nao até me parece democreatico qb, contrariamente ao que li no blog do Rua.

Quanto a comentar à noticia, que é para isto que serve um blog, vejo como disse ja alguem nestas actividades uma forma de promoção. Promoção da Vila de Mira, da camara Municipal, e tambem do presidente é claro. Mas encaro isso de uma forma democratica, todos o fazem nestas alturas. Gostaria contudo que informassem depois quanto se gasta nestas coisas, fazendo sempre uma análise custo-beneficio de forma a saber se se devem realizar outras mais, ou se simplesmente se deveriam canalizar essas verbas para outros sectores, que concerteza tambem precisam.
Finalmente uma palavra de agradecimento aos autores desses livros, é sempre bom quando escrevem sobre a nossa terra.

Anónimo disse...

E um gastar de denheiro isso sim. Deviam era de poupar algum e pensar no que realmente faz falta ao concelho, e nao gastar em festas e arraiais como nos tem habituado. Depois Mira e que sofre os atrasos e os mirenses aguentam e é se querem.

Carlos Monteiro disse...

Promover – salvaguardar, divulgar e dar a conhecer os “saberes”, que numa região, as gentes souberam ou puderam expressar, é uma mais valia necessária e indispensável, a todo e qualquer processo de desenvolvimento cultural, seja qual o âmbito em que se circunscreve (local ou regional).
Saberes esses que, veiculados nas diferentes expressões a que os autores/poetas se permitiram, são, no seu conjunto, pela especificidade, qualidade e diversidade, potencial inestimável para uma cultura que urge tornar-se realidade.

Nesta óptica, as “V Jornadas Culturais da Gândara dedicadas ao poeta Bingre”, mais do que evento pontual de valorização e promoção das representações culturais locais, promovida pela Câmara Municipal, tendo como fio condutor a cultura especifica de um povo e as representações culturais de que esse mesmo povo é detentor, reflecte a diversidade cultural dos que Mira viu nascer ou daqueles que encontraram nestas terras fonte de inspiração.
Em Mira existem muitas pessoas que usam a poesia e a escrita para se exprimirem em muitas situações. Por isso a cultura popular Mirense deve ser divulgada e protegida.

Desculpem-me os outros, mas tenho de deixar uma palavra especial para o meu amigo João Nogueira... ao saber que finalmente publicou o seu livro de poemas, senti uma enorme alegria, porque eu sei que o Ti João é uma pessoa, sábia, sincera, genuína e por vezes "demasiado" bondosa! Talvez eu tenha alguma dificuldade de materializar em letras aquilo que sinto, mas escrevo o que penso e o que vivo... tentando assim homenageá-lo pelo contributo que deu aos valores que preservo e à minha maneira de estar na vida.

Carlos Monteiro

Anónimo disse...

Os meus parabéns pela iniciativa, ou pelo retomar da mesma!...

Mas digam-me lá uma coisa (espero que tenham coragem de não censurar esta minha opinião):

Se as jornadas são culturais, onde fica a vereadora da área da cultura e o seu "fashion" gabinete no retrato?

Obrigado desde já, pela atenção que me possam dispensar!

Anónimo disse...

Gabite "fashion" na Camara municipal, onde ?
Mas nem temos nada a ver com isso?