sexta-feira, outubro 20, 2006

PERIGO DIARIO na EN 109

"EN109 é “um perigo diário”
João Reigota revela-se “preocupado” com portagens na A17. Em causa não está o pagamento, mas sim as (más) condições em que se encontra a via alternativa, a EN109
.

Na sequência do Governo ter anunciado a implementação de portagens nas SCUT, nomeadamente na auto-estrada da Costa de Prata (A17) que abrange a população da vila de Mira, João Reigota, edil de Mira, manifestou (...) a sua “preocupação relativamente a este assunto”. Para o autarca, o problema do pagamento de portagens aos utilizadores da A17 faz com que “a já esgotada e degradada EN109 ainda tenha mais movimento”. Segundo Reigota, a EN109, que passa pelo centro da vila de Mira, aguarda “há algum tempo as obras que estavam em PIDDAC e que nunca mais se concretizam”. Com a introdução do pagamento de portagens, o número de camiões que, actualmente, circula pelo centro de Mira “vai aumentar pondo em risco os cidadãos que por ali se deslocam”, considera Reigota lembrando que a estrada está transformada num verdadeiro “perigo diário”. Desagradado com esta medida, João Reigota disse que “quando há cinco anos as obras da A17 pararam junto a Mira não houve qualquer tipo de solidariedade por parte de outros autarcas. Como tal, “agora não vale a pena a solidariedade de alguns vizinhos”, acrescentou, numa alusão ao apoio entretanto demonstrado pelos autarcas de Ílhavo e Vagos quando a medida de implementação de portagens foi conhecida e que, quando a obra da A17 parou, nunca foi demonstrada.Questionado se vão ser tomadas medidas contra o anúncio de colocação de portagens na A17, João Reigota foi peremptório em afirmar: “Se tivesse que tomar alguma medida seria por causa do estado de degradação em que se encontra a EN109 e não pela introdução de portagens”. O autarca vai mais longe e explica:
A minha grande revolta é o estado em que se encontra a rede viária à entrada de Mira”. Um pouco agastado com esta situação, o autarca desafia os governantes a estarem “uma semana em Mira para analisarem as condições em que a estrada nacional se encontra”. Considerando que esta medida constitui um “entrave ao desenvolvimento de Mira”, o presidente da autarquia mirense remata “Farto-me de dizer que os camiões andam em cima das pessoas e ninguém vê isto”(in DB)
A situação já é mais que sabida por todos aqueles que por Mira passam e infelizmente, para os Mirenses sobretudo, a situação não tem resolução à vista. Pois com portagens na A17 certamente muitos dos Mirenses, que trabalham os concelhos a Norte de Mira, voltaram a utilizar a velhinha EN 109 no seu dia-a-dia, com todos os prejuizos que sabemos dai surgirem.

18 comentários:

Anónimo disse...

É isso que é preciso sr Presidente, que falem por nós aos graudos por ca nos ninguem nos ouve
A 109 bem precisa de uma renovação em Mira, se cortar mos a estrada parecem logo as televisões
sei que nao é o milhor pra concelho mas pode ser que assim nos ouçam
maxinho

Carlos Monteiro disse...

O argumento do utilizador-pagador deve sobrepor-se a considerações egoístas em nome da justiça social. Não é justo que quem não utiliza um serviço público esteja a subsidiar aqueles que o utilizam.

Concordo perfeitamente com isto, mas por favor expliquem-me: Porque é que eu, que tenho um vaso com uma planta raquítica em cima do televisor, hei-de subsidiar a herdade a um latifundiário que não conheço e nem sequer tem a gentileza de me agradecer? Ou será que o princípio não é o mesmo.

No litoral já pagamos mais IMI ? Imposto Municipal sobre Imóveis, devido ao coeficiente de localização, aplicado no cálculo do IMI e que tem em conta para efeito de melhoramentos das acessibilidades. Continuamos a pagar a factura de termos nascido no litoral.

E as expropriações, para que fossem feitas as scuts, quantas habitações, ao invés da luz sol , podem observar uma horrível barreira acústica .

Vamos ter de suportar os custos da manutenção das estradas municipais e da EN 109, por onde os pesados irão circular para evitarem as portagens. Para além disso, irão muito rapidamente causar perturbações nestas redes viárias, para além daquelas que já têm.
De facto, para colocar portagens nestas vias estruturantes que são as SCUTS, é preciso construir alternativas para corresponder ao tráfego que acaba por ser desmotivado de utilizar essas vias.

Palavras de Antonio Mexia, “mais de metade dos concelhos estarão isentos do pagamento de portagens até que os seus níveis de desenvolvimento o justifiquem”. O senhor Ministro não sabe qual é a solução ao dizer que vai discriminar positivamente os habitantes de uma certa zona, pois isso não passa de uma falácia para tentar diminuir ou aniquilar qualquer reacção das pessoas.
Este é, claramente, um novo imposto lançado sobre a forma de portagens. No que respeita às populações. Já agora explique-me senhor Ministro o que vai acontecer aos impostos que foram canalizados para uma rede viária para melhor servir os portugueses.

Aconselho o senhor ministro a circular na EN 109, para ver o tipo de desenvolvimento nas acessibilidades, que justificou a sua decisão de pagamento de portagens. Com certeza que não estará a ver a mesma realidade que eu!


A verdade é esta...apesar de uma das muitas promessas eleitorais ter sido precisamente o não pagamento das SCUTS, vamos ter de pagar portagens. A continuarmos assim, com este ritmo, qualquer dia não será permitido aos pobres viverem no local onde nasceram.

Carlos Monteiro

Anónimo disse...

Em jeito de comentário ao post sobre a EN109, mas relativo ás SCUT aproveito aqui para colocar um texto de NR:
uma excepção à regra do utilizador-pagador.

...a situação acaba de se inverter e, ao olharmos para o mapa e vermos o que acontece à volta do Grande Porto e no Centro-Norte, apetece perguntar como é que crescemos, como nos desenvolvemos e ninguém deu por nada. Que medidas tomou o Governo, que receita aplicou para tão depressa apurar resultados que permitem já que seja esta região a ter de ser solidária com outras que parecem ser mais ricas? É preciso vermos se as contas estão certas, se foi correcta a avaliação que se fez dos PIB, dos rendimentos per capita , dos níveis de poder de compra e o estudo das vias alternativas às auto-estradas. É que custa a entender que auto-estradas nortenhas que atravessam regiões tão deprimidas passem a ter portagem e a cosmopolita Loulé, ou Faro, ou Portimão fiquem dispensadas dessa obrigação, porque a via alternativa obriga a que um trajecto demore 1,3 vezes mais do que na SCUT. Abençoada EN 125! - dirão os algarvios.

João Luís pinho

Anónimo disse...

E isso mesmo o Pinho
Deixe mos la de castigar sempreas mesmas regioes e vamos começar a partir o mal pelas aldeias e nao serem sempre os memos a pagar
e preciso e levar isso ao conhecimento de todos
vamos fazer força e apoiar aqueles que pelejam por nós junto de quem manda senão a praia e mira nunca mais saiem do mesmo

Anónimo disse...

É assim mesmo eng. Monteiro,
Confesso que fiquei surpreendido com a maneira de como nos esclareceu o problema.
Os munícipes deste concelho agradecem a sua honestidade.
É de pessoas assim que este concelho precisa! Que saibam diferenciar o que está bem e o que está mal, mesmo quando se trata de gente da nossa sensibilidade politica a cometerem esses erros.
Como é grande a diferença de posturas no nosso concelho!

Anónimo disse...

Ok ok
Mas alguém me explica a lógica do presidente da CÂMARA? A ver se eu entendo: então o pagamento de portagens vai aumentar o tréfego em Mira? como? se não houvesse portagens iam por onde? A direito pelos pinhais quando a A17 acaba na zona industrial?É a lógica da batata. O Sr. presidente devia saber que era uma questão de tempo. Se não fosse agora ia ser assim que prolongassem a A17. Que imbirrância com a A17. Quantas vezes vai o Sr. Presidente a Lisboa pela 109? não prefere pagar? Pois vai ver que as outras pessoas também preferem. Quem não quiser pagarpode sempre usar a 109 mas isso por enquanto é uma falsa questão para nós porque a A17 ainda não atravessa o nosso Concelho. Deixe essa guerra para Ílhavo e Vagos antes que irrite o eng.º Socrates e ele lhe leve a Pescanova. Vá lá aprenda a fazer política.

Anónimo disse...

Estou certo de que o Reigota vai vencer. Se ele se empenhar a sério até é capaz de convencer o Sócrates porque, 2º sei, até se tratam por tu.
O reigota é o melhor, não sei de quê mas talves da fanfarronice. Upss...

Anónimo disse...

Este é um alerta para a situação degradante criada por autarcas de Mira sem pelouro atribuído. Falo do caso Rua, dono de um blog concorrente, senhor de uma capa capaz de tapar o mundo.
Publicou esse senhor um comentário no post "requalificação ambiental da barrinha" que que contava o caso de Todd Holis, um senhor que terá sido caluniado num blog na Florida. Colocou o caso em tribunal e venceu. Também o inicio, e não só, do Mirapolis assenta em baixo nivel: um lugar de má lingua onde a calunia e a agressão pessoal são o pão nosso de cada dia.
Pergunto: como é que este autarca que tem o desejo de vir a ser um grande senhor no psd, na camara e em Mira se pode dar ao luxo de descer tão baixo? Que exemplo de cidadania,educacão e ética transmite aos seus concidadãos? Será este um exemplo a seguir ou o sr. Rua será ante um nome a fastar deste poder, já de si tão valioso em Mira?
Espero que aqui as respostas apareçam, já que no blog Miraplis nunca parece nuenhum comentário deste teor: O Rua censura.
Quero só dizer que os processos se estâo a multiplicar por todo o mundo e que o direito também é aplicado na Internet. A bem de Mira...

Anónimo disse...

Caro Pia Fininho

A responsabilidade penal cairá sobre os autores de comentários menos próprios, se os visados por esses mesmos comentarios assim o entenderem, a difamação ainda não é um crime publico...

No entanto, e sabendo da possibilidade de, nestes espaços de dialogo virtual, surgirem comentarios menos proprios sobre a dignidade e o caracter de cada um (como de facto ja aconteceu, com grande pena nossa), a administração do blog reserva o direito de "postar" ou não os comentarios com contéudo menos proprio como ja foi referido

Anónimo disse...

será que o pia fininho se está a referir aos nomes que chamaram à mesquita neste blog? Eu penso que foi mesmo neste.No do Rua não vejo lá nada assim de tão ofensivo? estou enganado? Aposto que este vai ser censurado.Ah e ja que ninguém me respondeu tratei de me informar. A mesquita está mesmo colocada em Mira e está para começar ou já começou.

Anónimo disse...

Onde e que raio estam os nomes ofensivos que chamaram a este ou áquele? to farto de procurar e nao os vejo?
Tambem gostava de saber se a Mesquita da lagoa ta memo a dar aulas em Mira ou nao?
Ninguem me diz nada? Os PPD andam calados deve ter sido tudeo trama

M.D. DORES

Anónimo disse...

FALAM TANTO DE OFENSAS PESSOAIS NESTE BLOG QUE EU ATE PENSAVA QUE ERA VERDADE
TENHAM VERGONHAM
NAO QUEIRAM FAZER DISTO OUTRO MIRAPOLIS ONDE ANTES DAS ELEICOES CHAMARAM DE TUDO AOS DO REIGOTA
ESTES PLO MENOS TEM ALGUM RESPEITO
ATE O JOAO RUA TEVE QUE MUDAR AS REGRAS DO BLOG

Anónimo disse...

Cusco (ou será Cusca?)
Pois ja sabias da mesquita na Escola de Mira... é normal nesta terra...os que jogam sujo se safarem
Devias era trabalhar mais senao o chefe ainda se chateia

Anónimo disse...

ó senhor anónimo das 15.53 pra que conste não tenho chefe.No meu trabalho mando eu ao contrário do senhor que a essa hora deve estar a usar os computadores do estado para mandar postas de pescada. E cusca devia ser a sua prima. só me faltava virem para aqui chamarem-me maricas.Apre.Tá a doer?

Anónimo disse...

Com a mesquita em mira, até tenho vergonha de ser português...

Anónimo disse...

Acho bem que o Rua seja chamado à pedra pela má lingua e pouca educação que teve. E o partido que o entenda como quiser. Só deve ficar com ele caso não tenha mais ninguém que se preste a estes papeis.

Anónimo disse...

Anónimo das 10.21
esse seu desespero de ser português é uma sensação parecida à que temos quando nos lembramos que o isaltino está em oieiras, a fátinha em felgueiras ou reigota na Câmara de Mira`?
Também me acontece muitas vezes. mas é mais da parte da manhã.
Não sejam hipócritas.Vocês não saõ ingénuos.Fazem-se porque vos dá jeito.

Anónimo disse...

é este o blog do PS ??